Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Eco Power Conference 2008 promove o Painel ECO POLIS


A Eco Power Conference 2008 – Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade, que acontece de 19 a 21 de novembro na cidade de Florianópolis/SC, trará importantes questões relacionadas ao tema para um grande centro de debates. Oportunizando a troca de conhecimentos e experiências multidisciplinares, a segunda edição da Eco Power Conference destaca, entre outros, o Encontro ECO POLIS – Cidades e Construções Sustentáveis.

Com o objetivo de levantar os problemas que cercam as grandes cidades e suas possíveis soluções, o ECO POLIS evidenciará pontos como “Construções Sustentáveis e seus impactos sócio-ambientais”, “Bacias Hidrográficas nas Cidades – como vencer a guerra contra a poluição e o desperdício”, “Eficiência Energética – regulamentação, divulgação e barreiras”, “Construções sustentáveis e o conforto térmico” e “A idealização de cidades sustentáveis num planeta urbano”.

O primeiro “Construções Sustentáveis e seus impactos sócio-ambientais” contará com importantes representantes de alguns países e suas metrópoles: Fernando Almeida – Presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS); San José/Costa Rica com Bruno Stagno e Laureano Forero trazendo o case de sucesso de Bogotá/Colômbia. Entre as questões, eles abordarão a utilização de ecomateriais e de soluções tecnológicas para promover o bom uso e a economia de recursos como água e energia elétrica; Como realizar construções sustentáveis, considerando as características da comunidade em qual está inserida com a preocupação com as outras construções próximas que foram construídas pelo processo convencional.

A abordagem “Bacias Hidrográficas nas Cidades – como vencer a guerra contra a poluição e o desperdício” será realizada por Beate Frank – Projeto Piava/ FURB e Maria Tereza Jorge de Pádua – Membro do Conselho da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza. Importantes características dessas regiões serão analisadas com o intuito de obter novas soluções, são elas: Dentre os maiores desafios da gestão de recursos hídricos no Brasil está a redução das cargas poluidoras nos corpos d'água; Principalmente em regiões metropolitanas, a degradação da qualidade da água vem criando situações insustentáveis para o desenvolvimento da localidade; Os efluentes domésticos representam uma das principais fontes poluidoras dos ecossistemas aquáticos do território nacional; Menos de 20% do esgoto urbano recebe algum tipo de tratamento. O restante é lançado nos corpos d'água "in natura", colocando em risco a saúde do ecossistema e da população local; O incremento da carga orgânica poluidora nos corpos d'água leva à escassez de água com boa qualidade, fato já verificado em algumas regiões do país.

O terceiro painel da ECO POLIS no dia 20/11, trará o tema “Eficiência Energética – regulamentação, divulgação e barreiras” que abordará os sub-títulos: normas para identificação e quantidade de consumo de CO2 em todos os produtos; Determinação legal para distribuidoras investirem em programas de eficiência energética; Fundos disponíveis para investimento; Porque as campanhas de conscientização não são aceitas pelos governantes. Assuntos que serão debatidos por Siegfried Kreutzfeld - Diretor de Engenharia da WEG,

-, Roberto Lamberts da UFSC e por um representante do Procel/Eletrobrás.

No dia 21/11, a ECO POLIS apresentada ainda outros dois temas. O primeiro sobre “Construções sustentáveis e o conforto térmico” que terá a frente Roberto Lamberts (UFSC), Aloísio Leoni Schmid – UFPR – e Marcelo Vespoli Takaoka, Diretor da Y. TAKAOKA. Já o último abordará “A idealização das cidades sustentáveis num planeta urbano”, tema debatido por Luiz Paulo Vellozo Lucas – Autor do livro Qualicidades e ex-prefeito de Vitória/ES e também por Cássio Taniguchi, Deputado Federal eleito e Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Distrito Federal.

Eco POLIS é parte integrante da Eco Power Conference 2008 e as inscrições para participar do evento podem ser realizadas no site www.ecopowerbrasil.com.br

Nenhum comentário: