Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

FILHA DE JOSÉ LUTZEMBERGER CONTINUA OBRA DO PAI


FOTO : Lara Lutzemberger, filha do ecologista José Lutzemberger
******************************************************************************
Lara Lutzenberger toca em frente a obra iniciada pelo pai, a Fundação Gaia, localizada na região Central do Estado do Rio Grande do Sul, em Pântano Grande, que é uma prova viva das afirmações desenvolvidas por José Lutzenberger, o desenvolvimento sustentável, a exploração de recursos naturais em harmonia com as leis da vida, o respeito à Terra.

Lara avalia que, quando começou o movimento ecológico, pessoas como seu pai e outros eram tidos quase como alienígenas, “ninguém falava em ecologia” – lembra. “Hoje todos nós, em menor ou maior grau, temos a percepção de que as coisas não estão bem e que existe uma crise social e ambiental, planetária.”

Para ela, ao mesmo tempo em que essas crises se aguçaram, se ampliaram, por outro lado o movimento ambientalista também cresceu e se expandiu. Se no início era um grupo limitado de pessoas, aqui em Porto Alegre, ou em outras localidades espalhadas pelo mundo, a se manifestar, a dar o seu grito de alerta sobre a necessidade de uma reflexão e mudança do modelo, já houve muitos avanços na busca de se encontrar soluções “para enfrentar os problemas que temos pela frente”.

No presente já existem legislações ambientais, organizações que se dedicam a propostas sustentáveis na agricultura, nas energias renováveis e num modelo de economia mais solidário.

Lara Lutzenberger vê como um passo importante, além da mera consciência ambiental, que “a sociedade passe a se ver como parte integrante da natureza e passe a ter uma sensibilidade maior em relação ao seu impacto no planeta e aos problemas que estamos enfrentando”.

Para a presidente da Fundação Gaia, eventos como o Fórum Social Mundial são um sinal de que “significativamente está se refletindo na sociedade como um todo”.
********************
Fonte : EXTRA CLASSE - Jornal do SINPRO/RS, 14/11/2008

Nenhum comentário: