Powered By Blogger

sábado, 22 de novembro de 2008

O PRÉ-SAL JÁ É ASSUNTO ANTIGO...

A descoberta de uma enorme jazida de hidrocarbonos a 250 quilómetros da costa sudeste do Brasil não altera o mercado mundial actual, e sim o panorama futuro, pois abre uma nova fronteira petrolífera no oceano Atlântico Sul e desestimula a busca por energias limpas.(Mario Osava, da IPS, em 18/11/2007)
**********************************************************

O governo brasileiro e a Petrobras anunciaram a existência de cinco mil a oito mil milhões de barris (de 159 litros) de petróleo e gás num bloco do campo Tupi, na bacia de Santos, aumentando as reservas nacionais que eram de 13,8 mil milhões de barris. Trata-se da maior jazida descoberta no País e a maior do mundo em águas profundas.

O mais prometedor da descoberta é que faz parte de um conjunto - formado pelas bacias marítimas de Santos, Campos e Espírito Santo - com extensão de 800 x 200 quilómetros, onde o Brasil já extrai a quase totalidade do seu petróleo e sobre o qual se sabia que continha muito mais sob uma camada de sal. Em toda essa área existe "no mínimo 50 mil milhões de barris, numa estimativa conservadora", disse Márcio Mello, que por 26 anos foi pesquisador do centro tecnológico da Petrobras e hoje é sócio da empresa de consultoria HRT Petroleum e também presidente da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo. O governo fala em 70 mil milhões de barris nas três bacias e há quem arrisque uma estimativa superior a cem mil milhões. Assim, o Brasil aproximar-se-ia das reservas de grandes exportadores como o Kuwait e a Venezuela, embora muito longe da Arábia Saudita.

Do outro lado do oceano, nas costas de Angola, Congo e Namíbia, também há uma quantidade semelhante de petróleo, já que a formação geológica é a mesma, pois tem origem na "abertura do oceano Atlântico" que separou os continentes na pré-história, disse Mello à IPS, acrescentando que estuda o assunto "há 10 anos". Existe uma equivalência entre as reservas da bacia de Campos e Angola, ambos com cerca de nove mil milhões de barris, e essa correspondência repetir-se-ia entre a Namíbia e a a bacia de Santos, lembrou o especialista.

Debaixo de uma camada de sal

Mas na África ainda não foi perfurada a camada de sal sob a qual estão essas riquezas. No Brasil, a Petrobras fez o seu primeiro poço em Tupi no ano passado, e comprovou os indícios de existência de petróleo cuja estimativa, ainda imprecisa, alcançou com a segunda perfuração concluída em Julho. A Petrobras encontrou a jazida a seis mil metros abaixo da superfície, dos quais dois mil metros são de água e outro tanto de sal, além de rochas e areia, o que dificultou a exploração e vai encarecer a extracção, sem contar os custos do transporte desde alto mar. Foram esses altos custos que atrasaram a busca, apesar da velha certeza dos geólogos sobre a existência de grandes reservas sob a camada de sal.

A bacia de Campos, perto do Rio de Janeiro, é a mais produtiva actualmente porque muito petróleo "atravessou a camada de sal" que ali é mais permeável do que nas outras bacias, explicou à IPS o geólogo Giuseppe Bacóccoli, que trabalhou 32 anos na área de exploração da Petrobras, até 1997. Por essa razão deve haver menos hidrocarbonos sob o sal de Campos, ao contrário de Santos e do Espírito Santo, acrescentou o agora pesquisador da Coordenação de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. As três bacias "são irmãs, mas com características distintas", ressaltou. O petróleo e o gás são formados pelo tipo de rocha que está sob o sal, a chamada Formação Laguna Feia, compartilhada com a África, explicou Mello. Muitos não acreditavam que houvesse tais jazidas, porque argumentavam que sob tantos quilómetros de sedimentação a temperatura superaria os 200 graus e "destruiria tudo, os hidrocarbonos e os equipamentos", mas o sal "é excelente condutor, dissipa o calor, baixando a temperatura a um máximo de cem graus", explicou.

A comprovação das reservas em Tupi vai estimular os investimentos também nas bacias africanas, "pouco exploradas pelas condições políticas", previu Mello, lamentando que a Petrobras não tenha aceitado a concessão de todas as águas profundas que Angola lhe oferecia em 1990, agora ocupadas por multinacionais de países ricos. Há outras áreas marítimas promissoras, como o sul do Golfo do México e o litoral da Venezuela, mas todas essas novas fronteiras não vão alterar muito o mercado mundial de petróleo, segundo Mello. A alta de preços do sector deve-se à brecha entre as descobertas e o início da produção, explicou o geólogo.

Tupi, por exemplo, vai precisar de aproximadamente oito anos para alcançar uma produção plena e todas as suas reservas apenas atenderiam ao actual consumo mundial por três meses. Descobrir outras jazidas na sua bacia vai consumir grandes investimentos, tempo e muitas perfurações dispersas numa área equivalente a quatro territórios iguais ao da Suíça. Tudo isso, somado ao aumento do consumo interno, impede que o Brasil se converta em grande exportador. Bacóccoli teme uma queda nos investimentos, por causa de uma tendência em estatizar estimulada pela descoberta em Tupi. O governo suspendeu um leilão de concessões de novos blocos na bacia de Santos, alegando a necessidade de rever as suas condições diante da nova realidade.

Um novo desafio para os ambientalistas

Por outro lado, para os ambientalistas aparece "um novo desafio", porque o súbito aumento das reservas petrolíferas tende a debilitar o apoio às fontes renováveis e limpas, disse Délcio Rodiruges, especialista em energia da organização não-governamental Vitae Civilis, muito activa em questões de alterações climáticas. A maioria dos cientistas vê na queima de combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão) uma das principais causas da mudança de clima. É muito prematuro identificar os efeitos que essa nova fronteira atlântica petrolífera teria nas negociações internacionais para enfrentar as alterações climáticas, mas no Brasil é "preocupante, porque muda as perspectivas", disse Rodrigues à IPS. O Brasil desenvolveu o álcool combustível vegetal e outras fontes energéticas não-fósseis devido à crise do petróleo na década de 70, por carecer de reservas e pelo alto preço internacional dos hidrocarbonos, recordou.
************************************************************
FONTE : Mario Osava, da IPS

Nenhum comentário: