Powered By Blogger

domingo, 21 de dezembro de 2008

DIÁRIO CATARINENSE, edição on-line de 21/12/2008


#
Cidade
Poluição da Praia de Canasvieiras, Florianópolis
Equipe DC

Assim estava a praia de Canasvieiras hoje, domingo, a partir das 10h30min. Inicialmente, uma gigante mancha de óleo, que inviabilizou o banho de todos e, depois, um aporte incrível de lixo composto de baldes de agrotóxicos, garrafas de plástico, pedaços de madeira, restos de construção, casinha de cachorro, etc.

Os turistas, que lotavam a praia para aproveitar o notável dia de sol, ficaram à mercê de sua própria sorte.

Por maior que seja o amor que a gente devote a Florianópolis, como eu e minha esposa devotamos, a ponto de abandonar o Rio Grande do Sul e fixar residência em Canasvieiras, praia que adoramos, nos sentimos impotentes diante das agressões que esta ilha sofre.

São dezenas de crimes ecológicos que presenciamos diariamente, tais como construções irregulares em áreas de preservação permanente, mangues sendo receptores de lixo resultante de construções, pequenos incêndios nas encostas de morros, dezenas de terrenos baldios servindo de criadouros de roedores e insetos, pessoas inescrupulosas e sem o mínimo de consciência ambiental usando a água tratada da Casan para lavar automóveis e jatear calçadas sujas (quando uma vassoura resolveria o problema) etc.

Não bastasse tudo isso há uma lei tramitando na Câmara dos Deputados, a meu juízo inconstitucional, que se aprovada vai liquidar com o mais sagrado ecossistema, que deveria ser intocável, que é o Parque da Serra do Tabuleiro.

Meus irmãos de Santa catarina, a quem tanto amor devoto a ponto de me considerar um manezinho adotivo: acordem enquanto é tempo!
Senhores colegas da imprensa, usem seus veículos para protestar contra esse ataque contra essa ilha paradisíaca. A ilha é finita, tem recursos finitos, a sua população não pode tender exponencialmente ao infinito, os recursos da ilha não suportarão! Temos de pensar nos nossos filhos e netos, nas gerações futuras.

Escrevo este desabafo porque quero guardar isso como documento para que meus cinco netos não me acusem de omisso daqui a alguns anos.

Sou professor titular aposentado da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria (RS), onde fundei cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, etc. Fundei a disciplina de Ecologia e dela fui chefe durante 40 anos, trabalhei com José Lutzemberger na Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan). Logo, sei do que estou falando. Tem embasamento técnico e legal o que estou dizendo.

Salvem este presente de Deus que é esta ilha da magia, antes que a situação aqui chegue ao ponto de não ter volta.

O texto foi enviado pelo leitor James Pizarro, com fotos de Heber Feldmann.
Heber Feldmann/Leitor-Repórter


Lixo trazido pela água à Praia de Canasvieiras

* » Mancha escura na água de Canasvieiras
* » Mais lixo na praia

#

* Equipe DC
* Publicado em: 21/12/2008 às 17:37

9 comentários:

antes que a natureza morra disse...

From: simone f
Sent: Sunday, December 21, 2008 11:52 PM
To: James
Subject: RE: Capa do DC on-line, publicado domingo, às 17:37


PARABENS!!!

O BRASIL PRECISA, ALIAS O MUNDO, DE GENTE ASSIM COMO VOCE, GENTE QUE FAZ, QUE NAO FICA SO FALANDO MAL, MAS QUE FAZ A DENUNCIA, QUE MOSTRA A INDIGNAÇAO AS PESSOAS CERTAS, COMO VC FEZ!!!
MAIS UMA VEZ PARABENS!!!

antes que a natureza morra disse...

From: Amauri Rodrigues da Silva
Sent: Monday, December 22, 2008 6:11 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Res: Capa do DC on-line, publicado domingo, às 17:37...Poluição em Canasvieiras


parabéns pel excelente "puxão de orelhas"
Amauri

antes que a natureza morra disse...

From: stopper
Sent: Monday, December 22, 2008 6:32 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: Capa do DC on-line, publicado domingo, às 17:37.. .Poluição em Canasvieiras


Belo trabalho, James...Sei da tua competência e perseverança, portanto, teu grito não cessará até que esta situação se reverta. |Beijos. Miriam Moro

antes que a natureza morra disse...

From: Helô Spitali
Sent: Monday, December 22, 2008 8:24 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: Re: Capa do DC on-line, publicado domingo, às 17:37


Bom dia, James

Acordar , ler e ver essa triste realidade, reflete a tua dor!

Admiro sua luta e sei que está fazendo a diferença ao divulgar!

Que retorne aos belos dias logo...

Grande abraço,

Helô

antes que a natureza morra disse...

From: Glenio Braga de Moraes
Sent: Monday, December 22, 2008 12:21 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: Capa do DC on-line, publicado domingo, às 17:37


Sempre é um orgulho para nós de SM, ter um defensor da natureza do teu nível onde quer que esteja !!!!!!!!!!

abs GLENIO

antes que a natureza morra disse...

From: Susana Marchiori
Sent: Monday, December 22, 2008 4:57 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: Capa do DC on-line, publicado domingo, às 17:37


Bom seu texto James, eu tinha pensado nesse espaço do leitor no DC pa escrever sobre a torre salva vidas e ainda estou pensando, depois mando o texto pa vc me dar uma opinião. Abs

antes que a natureza morra disse...

From: Ivan Marques Junqueira Rocha
Sent: Tuesday, December 23, 2008 12:33 PM
To: James Pizarro
Subject: RE: POLUIÇÃO NA PRAIA DE CANASVIEIRAS (21/12/2008)...com fotos


James, meu amigo

Que bom que mandaste este protesto atravez da imprensa. Já temos telefonado, enviado fotos, ido pessoalmente à Fatma e poucas vezes que nos atenderam não houve resposta ou atendimento de nossos protestos. Temos que continuar protestado e agora com tua autoridade temos a esperança de um avanço na concientização e sensibilize as autoridades . Um abraço ecológico e esperançoso Ivan

antes que a natureza morra disse...

From: marta helena de assis brasil rocha
Sent: Tuesday, December 23, 2008 4:12 PM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: RE: POLUIÇÃO NA PRAIA DE CANASVIEIRAS (21/12/2008)...com fotos


OLÁ JAMES!!!
CHEGAMOS HOJE DE VIAGEM, E AO ABRIR MEUS E-MAILS....ME DEPAREI COM ESSA CENA DANTESCA!!!!
MEU DEUS!!!! O QUE É ISSO???? REALMENTE, TEMOS QUE FAZER ALGUMA COISA. SEI, QUE A TUA PARTE, ESTÁ SENDO CUMPRIDA!!!!
NÃO RECEBESTE NENHUMA RESPOSTA?
BJOS DA MARTA

Anônimo disse...

Caríssimo, fiquei surpresa com as imagens... Me falaram tão bem desta praia que estou planejando passar minhas próximas férias por aí, com minha família... O que me sugere? Grata. Claren Silva , Uberlandia MG