Powered By Blogger

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Madeira Energia S/A é multada em R$ 7,7 milhões (26/12/2008)


FOTO : Rio Madeira faz parte da bacia do rio Amazonas e tem extensão de 1.450 km (Foto: riomadeiravivo.org/divulgação)
*******************************************************************************
O consórcio Madeira Energia S/A (Mesa), responsável pela construção da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), multado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pela morte de 11 toneladas de peixes, diverge do órgão e afirma que a “perda” foi de seis toneladas de peixes. As outras cinco toneladas, de acordo com a empresa, foram doadas à entidades filantrópicas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o consórcio afirma que suas equipes técnica e jurídica estão avaliando a autuação e aguardam a apresentação do parecer técnico do Ibama.

A empreiteira alega que após 17 dias de trabalho de resgate na ensecadeira 1, localizada entre a margem direita do Rio Madeira e a Ilha do Presídio, cerca de 85 toneladas de peixes foram devolvidas ao rio com vida.

“A perda registrada foi de seis toneladas. A operação, portanto, foi realizada com sucesso, atingindo 92,5% de taxa de sobrevivência. Esse trabalho teve autorização do Ibama e foi executado por uma equipe técnica da Universidade Federal de Rondônia (Unir) contratada pela Mesa, além de um conjunto de profissionais ligados à pesca”, diz o consórcio por meio de nota.

Ainda segundo a nota, outras cinco toneladas, resgatadas com vida, foram congeladas e posteriormente doadas ao Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. O consórcio explicou que, devido a fragilidade dos peixes, a empresa, seguindo orientação do Ibama, decidiu colocá-los em câmaras frias para depois doá-los.
Conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o consórcio Madeira Energia S/A é formado pelas empresas Odebrecht Investimentos em Infra-estrutura Ltda. (17,6%); Construtora Norberto Odebrecht S/A (1%); Andrade Gutierrez Participações S/A. (12,4%); Cemig Geração e Transmissão S/A (10%); Furnas Centrais Elétricas S/A ( 39%) e Fundo de Investimentos e Participações Amazônia Energia - FIP – formado pelos bancos Banif e Santander (20%).

Ainda de acordo com a Aneel, o consórcio venceu o leilão de energia da usina hidrelétrica Santo Antônio em 10 de dezembro de 2007. O leilão, que durou aproximadamente 15 minutos, foi encerrado na primeira fase com o preço de lance de R$ 78,90 por MWh.
*******************************************
FONTE : Ivan Richard, da AGÊNCIA BRASIL,EBC-Empresa Brasil de Comunicação.

Nenhum comentário: