Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Epagri conquista dois prêmios de ecologia

A Epagri conquistou dois troféus na décima sexta edição do Prêmio Expressão de Ecologia – a sede de Itajaí venceu na categoria Agropecuária com o case "Controle Biológico do Moleque-da-Bananeira com Fungo Entomopatogênico Beauveria Bassiana" e a Epagri de Lages venceu na categoria Inovação Tecnológica - Setor Público com o case "Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Homeopáticas/Fitoterápicas e de Substituição aos Fertilizantes Solúveis". A conquista dos prêmios foi comunicada a Epagri, pela editora Expressão, nesta sexta-feira (12).
O Prêmio Expressão de Ecologia surgiu em 1993, um ano após a Rio Eco-92, e consolidou-se ao longo dos anos como a maior premiação ambiental da região Sul. A edição de 2008 teve o recorde histórico de 164 projetos participantes.
Os cases vencedores do 16º Prêmio Expressão de Ecologia serão retratados no Anuário Expressão de Ecologia 2008. A edição de ecologia estará em circulação em novembro próximo, quando os vencedores serão homenageados em cerimônia de premiação.

O prêmio da Epagri de Itajaí

A Estação Experimental da Epagri de Itajaí conquistou o Prêmio Expressão de Ecologia 2008, com o trabalho sobre controle biológico de praga da bananeira, que já vem sendo desenvolvido há dez anos, iniciado pelo pesquisador Honório Prando e conduzido atualmente pelo pesquisador, o engenheiro agrônomo e entomologista, José Maria Milanez.
Segundo Milanez, o trabalho premiado é sobre um programa de pesquisa e produção do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana, empregado no controle biológico da principal praga da bananeira no mundo, a espécie Cosmopolites sordidus, vulgarmente conhecida como moleque-da-bananeira, que, na fase larval, ataca o rizoma da planta e pode causar perdas significativas na produção, se não controlada.

O prêmio da Epagri de Lages

O Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal da Estação Experimental da Epagri de Lages ganhou o Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Inovação Tecnológica pelo trabalho “Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias Homeopáticas/Fitoterápicas e de Substituição aos Fertilizantes Solúveis”, desenvolvido por uma equipe de 29 pessoas, entre pesquisadores, apoio técnico e estudantes, com parceria da Cav/Udesc e Uniplac.

A pesquisa vem sendo desenvolvida desde 2004 e atualmente está sendo apoiada pelo Projeto Rede Guarani/Serra Geral, que tem apoio da Fapesc e está sendo executada pelo Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal. O projeto compreende 35 experimentos distribuídos em 12 subprojetos, nas áreas de Homeopatia Vegetal (Agro Homeopatia), Homeopatia Animal, Adubação não residual. “O prêmio nos dá um estímulo muito grande de continuar a pesquisa em homeopatia aplicada a plantas, animais, solos e água, no sentido da revitalização e cura dos sistemas vivos”, comemora o coordenador do projeto premiado, Pedro Boff que considera a pesquisa em homeopatia como tecnologia de ponta, uma vez que não deixa resíduos químicos no meio ambiente e restabelece o seu equilíbrio dinâmico.
*************************************
FONTE : Secretaria de Comunicação EPAGRI (http://www.epagri.rct-sc.br/)

Nenhum comentário: