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sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

“A interdisciplinaridade é uma das principais características da Educação Ambiental” - 16/01/2009


FOTO : professora Berenice Gehlen Adams e seus alunos
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Desde criança, a gaúcha Berenice Gehlen Adams sonhava em ser professora e, graças ao incentivo de seus pais, conseguiu realizar seu sonho. Ela lecionou durante 11 anos. Mas, após o nascimento de seu terceiro filho, decidiu abandonar a sala de aula. Foi quando percebeu que o trabalho com educação fazia muita falta em sua vida. Em1993, Berenice começou a escrever o livro Planejamento Ambiental, editado em 1997. Do livro, surgiu o Projeto Vida – Educação Ambiental, que atualmente é chamado de Apoema. Bere, como é conhecida, é autora de vários livros sobre Educação Ambiental e já participou de diversos congressos, seminários, cursos de atualização para professores, exposições e simpósios educacionais. Nesta entrevista à revista Impressão Pedagógica, ela fala sobre sua carreira, Educação Ambiental e projetos.

Berenice Gehlen Adams – Educação Ambiental, especificamente dentro da escola, é uma nova forma de educar, que traz aos ambientes escolares aspectos socioambientais a serem trabalhados em todas as disciplinas e séries. Isso ocorre por meio de atividades diversas, principalmente de sensibilização, reflexão,pesquisa, dinâmicas e mobilizações, que favorecem uma nova forma de enxergar o mundo do qual fazemos parte.

IP – Quais são os princípios básicos da Educação Ambiental?

Berenice - Os princípios que norteiam as práticas da Educação Ambiental são estabelecidos por documentos específicos, elaborados por diversos órgãos coletivos internacionais, dentre os quais A Carta da Terra, O Tratado de Educação Ambien-Educação Ambiental, tal para Sociedade Sustentável especificamente dentro da escola, é e Responsabilidade Global e a uma nova forma de educar, que traz própria Lei 9.795/99. Mas aos ambientes escolares aspectos destaco os princípios do socioambientais a serem pensamento crítico e inovador, trabalhados em todas as disciplinas por meio do processo perma­e séries. Isso ocorre por meio de nente e continuado de educa­atividades diversas, principalmente ção, e os valores para atrans­de sensibilização, reflexão, formação social, solidarie­pesquisa, dinâmicas e dade, igualdade, respeito e mobilizações, que favorecem uma cooperação. E, principal- nova forma de enxergar o mundo mente, a valorização das do qual fazemos parte. diferentes formas do conhecimento e do ética.

IP – Quais as finalidades da Educação Ambiental?

Berenice – A Educação Ambiental tem como finalidade promover a compreensão da sustentabilidade ambiental e da interdependência econômica, social, política e ecológica em todos os espaços sociais. E, também, difundir a importância das atitudes para proteger e melhorar o meio ambiente em relação ao consumo, à reciclagem e à degradação ambiental, enfatizando e incentivando desde pequenas até grandes ações pró-ambientais, que possam conduzir para novas formas de ver e viver.

IP – Quais as categorias e objetivos que envolvem a Educação Ambiental?

Berenice – A Educação Ambiental se desenvolve basicamente dentro das categorias Consciência, Conhecimento, Atitude, Habilidade e Participação, e sempre com o objetivo de apoiar grupos sociais e indivíduos na sensibilização para questões do meio ambiente global, promover diversidade de experiências e vivências, despertar o interesse e a preocupação com o vivendo e como estamos tratando nosso planeta. Possibilita a tomada de atitudes conscientes, voltadas à cooperação, solidariedade, consumo consciente e reciclagem. É apenas um começo para que possamos iniciar a construção de uma sociedade mais justa e sensível.

IP – Como a Educação Ambiental pode ajudar a salvar o planeta?

Berenice – Ela traz um novo olhar sobre a forma como estamos vivendo e como estamos tratando nosso planeta. Possibilita a tomada de atitudes conscientes, voltadas à cooperação, solidariedade, consumo consciente e reciclagem. É apenas um começo para que possamos iniciar a construção de uma sociedade mais justa e sensível.

A alfabetização ambiental sugere atividades desenvolvidas durante
Preservação e Reciclagem

IP – A Educação Ambiental deve ser uma disciplina ou deve ser trabalhada de forma interdisciplinar?

Berenice – Conforme a Lei 9.795/ 99, que institui a Educação Ambiental no Brasil, ela deve ser uma prática interdisciplinar. A interdisciplinaridade é uma das principais características da Educação Ambiental, portanto, deve-se priorizar sua prática interdisciplinar e orientar a sua inclusão em todas as séries do ensino formal, desde a Educação Infantil até o ensino superior.

IP – Fale sobre o projeto Apoema. Qual sua proposta?

Berenice – O Projeto Apoema – Educação Ambiental (que no início se chamava Projeto Vida) é voltado para a difusão da Educação Ambiental. Ele foi criado em 1993, a partir da elaboração de um livro para professoras, contendo uma proposta metodológica de alfabetização ambiental. Em 1999, o projeto percebe a internet como uma potente ferramenta pedagóciga para ampliar seu alcance e abrangência. O site da Apoema (www.apoema.com.br) já chegou a receber 5 mil visitantes em um dia: um dado significativo para um site educacional que não faz uso de publicidade ou propaganda.

Educadora Berenice Gehlen Adams em ação, com alunos da rede pública de ensino

IP – De onde surgiu a idéia de fazer o projeto?

Berenice – Quando parei de lecionar, em 1992, após o nascimento do meu terceiro filho, senti necessidade de contribuir com a educação de outra forma, já que, com três pequenos em casa e com outra atividade profissional, eu tive que deixar a sala de aula. Na mesma época, acompanhei pela mídia a importante conferência internacional conhecida como ECO-92, no Rio, e foi o que me motivou a elaborar uma proposta educacional que incluísse o meio ambiente nas atividades escolares, desde as séries iniciais. Desta proposta, nasceu o projeto.

IP – Quais são suas principais propostas?

Berenice – Uma das principais propostas do projeto é divulgar e difundir, por meio da internet, a Educação Ambiental de uma forma simples e prática para todos. Recentemente, o projeto oficializou-se como ONG e agora está iniciando algumas ações locais, promovendo encontros educacionais e formações de redes de Educação Ambiental locais e regionais (RS).

IP – Como funciona a alfabetização ambiental?

Berenice – A alfabetização ambiental sugere a inclusão de quatro enfoques nas atividades desenvolvidas durante todo o ano letivo: Ambiente, Ecologia, Preservação e Reciclagem. Para cada enfoque, que representa uma etapa, sugere-se temas específicos que podem ser aprofundados e associados aos conteúdos curriculares das séries iniciais da educação básica (incluindo Educação Infantil), alinhando métodos e processos de alfabetização às questões ambientais. Assim, a criança aprende a ler e, ao mesmo tempo, desenvolve sua consciência crítica em relação ao meio ambiente. É preciso tomar cuidado, porém, para não dar uma ênfase maior aos problemas ambientais; sempre é divulgam ações sobre Educação Ambiental. Ele existe desde 2000 e desse grupo foi criada a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação, que pode ser conferida no endereço www.revistaea.org . É um trabalho feito todo pela internet, de publicação trimestral, e que tem dado grande contribuição para as ações de Educação Ambiental de todo Brasil.

IP – O que é o Grupo de Educação Ambiental da internet?

Berenice – É um grupo de pessoas que trocam mensagens e divulgam ações sobre Educação Ambiental. Ele existe desde 2000 e desse grupo foi criada a revista eletrônica Educação Ambiental em Ação, que pode ser conferida no endereço www.revistaea.org . É um trabalho feito todo pela internet, de publicação trimestral, e que tem dado grande contribuição para as ações de Educação Ambiental de todo Brasil.

IP – Qual a proposta da revista?

Berenice – Conforme apresentamos aos que querem colaborar com a revista nas normas de publicação, ela pretende ser instrumento para divulgar, difundir e incentivar ações de Educação Ambiental integradas e de conscientização em todos os espaços sociais. Tem a intenção de mostrar o que muitas pessoas, de diferentes Estados do Brasil e alguns estrangeiros, pensam e fazem para a consolidação da Educação Ambiental. Por fim, pretende ser um jardim de idéias, um solo fértil onde germinem sementes de sensibilização, ação, reflexão, tolerância e confiança na construção de um mundo melhor.
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FONTE : Baixe a REVISTA IMPRESSÃO PEDAGÓGICA e leia na íntegra esta entrevista: http://www.escolainterativa.com.br/canais/19_impressao_pedagogica/IP/IP-43.pdf
(Envolverde/Portal do Meio Ambiente)

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