Powered By Blogger

domingo, 22 de fevereiro de 2009

MP-SC mobiliza ampla rede de proteção ambiental do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro


Vista panorâmica do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Foto de José Eduardo Cardoso
********************************************************************************
Com a presença de aproximadamente 300 estudantes do ensino fundamental e autoridades municipais e estaduais, o Ministério Público de Santa Catarina iniciou, no dia 23 de setembro, a implantação do Projeto "Um Abraço no Parque do Tabuleiro - Para Preservar Nosso Amanhã", que visa à construção de ampla rede de proteção em torno do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, uma das mais expressivas unidades de conservação de Santa Catarina e do País.

O objetivo do Ministério Público, de acordo com o Procurador-Geral de Justiça, José Galvani Alberton, "é consolidar comportamentos permanentes de consciência ambiental em direção ao desenvolvimento sustentável". O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é considerado pelo Banco Mundial e pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) como patrimônio da biodiversidade latino-americana, reunindo em sua área de 90 mil hectares, que vai do nível do mar até 1.300 metros de altitude, cinco dos 11 ecossistemas presentes no continente. Tal riqueza natural se mostra ainda mais expressiva pelas espécies da fauna e da flora abrigadas em seu interior ou por servir de abrigo a espécies visitantes, como a baleia-franca, pois o parque compreende também diversas ilhas ao Sul de Florianópolis, a partir da Praia de Naufragados.

A preocupação do Ministério Público Estadual com o Parque não é recente. Além das ações sob responsabilidade das Promotorias de Justiça situadas nos nove municípios com área pertencente à unidade de conservação (Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba), desde 2001 está em atividade a Promotoria Temática da Serra do Tabuleiro, cujas iniciativas em defesa desse patrimônio dos catarinenses já somam mais de uma centena de procedimentos judiciais.

Homem e Natureza - A estratégia do Ministério Público ao decidir implementar o Projeto "Um Abraço no Parque do Tabuleiro - Para Preservar Nosso Amanhã" com a colaboração de crianças e adolescentes, habitantes de regiões contíguas à área de preservação, procura sensibilizar as novas gerações para a importância da preservação da biodiversidade local. Atualmente 700 mil pessoas dependem diretamente da água potável captada na localidade conhecida como Pilões. "O Estado deve - diz Alberton -, diretamente ou por meio de suas instituições, implementar ações que levem, mediante adequações no processo de formação cultural, à elevação dos níveis de harmonização social, incluindo a harmonização do homem com a natureza - em poucas palavras: que levem à Paz".

O projeto do Ministério Público tem o apoio institucional de vários órgãos, a começar pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e da Educação e do Desporto, Polícia Militar, Companhia de Polícia de Proteção Ambiental e Fundação do Meio Ambiente. A partir do lançamento do projeto e com o apoio em material promocional destinado às crianças e adolescentes, o Ministério Público vai percorrer as escolas de ensino fundamental dos municípios limítrofes ao parque para alertar sobre o papel que todos devem desempenhar na sua conservação. Até novembro serão distribuídos camisetas, bonés, mapa temático, peças gráficas e gibi aos estudantes, além da criação de grupos de proteção.
*************************************************
FONTE : Ministério Público de SC (www.mp.sc.gov.br/portal/site/portal/default.asp?secao_id=357)

Nenhum comentário: