Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Adidas pode deixar de comprar couro da Bertin devido a impactos na Amazônia


A empresa de calçados Adidas anunciou que convidou a Bertin, uma de suas fornecedoras e também uma das maiores empresas brasileiras do agronegócio, para uma conversa em sua sede, na Alemanha. A Adidas quer que a Bertin dê garantias de que não vai fornecer couro proveniente de regiões de desmatamento na Amazônia.

A notícia é da coluna Radar, da revista Veja. Segundo a informação, a Adidas convidou, como testemunha da reunião, a organização ambientalista Greenpeace.

A decisão da empresa alemã é mais uma resposta que o mercado dá ao recém divulgado relatório do Greenpeace - A farra do boi na Amazônia. De acordo com a ONG, a indústria da pecuária na Amazônia brasileira é o maior vetor de desmatamento do mundo, e empresas multinacionais como a Adidas impulsionam, involuntariamente, o desmatamento quando compram produtos de fornecedores como a Bertin.

Além disso, a Bertin esteve envolvida em um escândalo, e foi acusada de ter negociado com autoridades do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para evitar pagar multas por não respeitar leis ambientais e adquirir gado apreendido por um preço abaixo do mercado.

Nenhum comentário: