Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente apela para o fim do efeito estufa


Campanha da ONU “Seu Planeta Precisa de Você. Una-se para Combater Mudança Climática” está sendo abraçada por milhões de pessoas neste 5 de junho. O Pnuma está lançando também as bases de apoio para a conferência da ONU sobre o tema, marcada para dezembro.

Protocolo de Kyoto

Os países-membros da organização devem chegar a um consenso sobre os termos da segunda fase de cumprimentos do Protocolo de Kyoto, prevista para expirar em 2012.

Numa mensagem sobre o dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que encoraja todas as pessoas a dar passos concretos para construir um planeta mais verde e mais limpo.

A ONG Articulação do Semi-Árido Brasileiro, ASA Brasil, lançou o Projeto 1 milhão de Cisternas no nordeste para levar água limpa a quem não tinha.

Iniciativa

O coordenador do projeto premiado pelas Nações Unidas, José Aldo dos Santos, contou à Rádio ONU, de Recife, como a iniciativa funciona.

"Estas cisternas acumulam água da chuva e concetram todo o gerenciamento dentro da casa. Ela é tirada da cisterna com uma bomba e tratada para que se possa oferecer uma água limpa, saudável e tratada", afirmou.

Estreia Mundial

Este ano, a ONU escolheu o México para concentrar todas as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre os eventos para marcar a data, está o estreia do filme "Home, Nosso Planeta - Nossa Casa."

O filme será lançado, simultaneamente em 87 países, com dublagem em 14 línguas. O documentário produzido por Denis Carot e Luc Besson mostra imagens aéreas de 54 países incluindo o Brasil.

O lançamento será feito no Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro.
**********************************
FONTE : (Envolverde/Rádio ONU)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

Nenhum comentário: