Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Empresa inglesa envia lote de lixo tóxico para o Brasil


A Receita Federal e o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul investigam o desembarque de 64 contêineres carregados com cerca de 1.200 toneladas de lixo tóxico, domiciliar e eletrônico nos portos de Rio Grande (RS) e Santos (SP).

O lote de lixo, que equivale a 7,7% do que é produzido por dia no município de São Paulo, veio da Inglaterra e foi enviado irregularmente ao Brasil, segundo a investigação.

Até ontem, 40 contêineres estavam retidos em Rio Grande, oito foram parados na estação aduaneira de Caxias do Sul (RS) e 16 no porto de Santos.

Segundo o auditor Rolf Abel, chefe substituto da seção de vigilância do controle aduaneiro da alfândega de Rio Grande, trata-se de esquema similar ao usado pela máfia italiana, que envia lixo para países africanos.

Na documentação entregue nas alfândegas, consta que a carga seria de polímero de etileno e de resíduos plásticos, que deveriam ser usados na indústria de reciclagem.

No entanto, além de sacolas plásticas, havia papel, pilhas, seringas, banheiros químicos, cartelas vazias de remédios, camisinhas, fraldas, tecido e couro, dentre outros. Moscas e aranhas também foram encontradas nos contêineres.

O que chamou a atenção é que em um dos contêineres havia um tonel com brinquedos onde estava escrito: "Por favor: entregue esses brinquedos para as crianças pobres do Brasil. Lavar antes de usar".

A carga partiu do porto de Felixstowe, um dos maiores do Reino Unido. Antes de chegar ao Brasil, o navio passou pelo porto de Antuérpia, na Bélgica.

As investigações apontam que o lixo foi enviado por uma exportadora inglesa, que não teve o nome revelado.

"A denúncia partiu de uma empresa brasileira que importou produtos para reciclagem [procedimento considerado legal]. Quando receberam a carga, viram que era lixo doméstico, e não resíduos de plástico, como eles encomendaram", disse Abel. As investigações começaram em 12 de junho.

Cinco empresas (quatro com sede no RS e uma em SP; os nomes não foram revelados) importaram o lixo, apuraram a Receita e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Cada uma foi multada em R$ 408 mil. Elas têm de enviar a carga de volta para a Inglaterra em até dez dias e têm 20 dias para recorrer da multa.

Segundo o chefe do escritório do Ibama em Rio Grande, Sandro Klippel, as empresas infringiram a Convenção de Basileia -que regula o transporte de resíduos perigosos-, e a resolução 23 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Klippel disse que as empresas não tinham autorização do Ibama para importar polímero de etileno. "Tudo indica que elas tentaram enganar as autoridades também da Inglaterra."
*********************************
Fonte: Afonso Benites / Agência Folha

5 comentários:

Anônimo disse...

Em 27 junho às 6 hs ouvi no radio as primeiras noticias.. Corri para o PC de minuto a minuto novos sites divulgavam
Entrei em varios blogs, enviei emails para conhecidos 'ícones' da preservação da natureza e "famosos" que eu tinha em boa conta (Min Carlos MInc; Sen. Cristóvan Buarque, Ver Aspasia Camargo; Ver Sirkys etc para sentir repercussão de tamanha catastrofe MORAL (ninguém me respondeu exceção feita ao Ver Alfredo Sirkys...
nem tinham tomado ainda conhecimento do "tsunami que o Brasil essa eterna colonia do mundo ENFRENTA". Disse que ia mandar uma nota pro Gabeira, pro Minc, para acompanhar o desenrolar. São os termos que escrevi para eles: 'SÃO OS ÚLTIMOS a saber..magina eu aqui-zinha, VOCES LÁ-ZÃO..Estão pisando na minha cidadania, chamando meu país de latrina/esgoto do mundo, minha familia de panacas / trouxas / palhaços de carteirinha...Dos verdes?? nenhum comentário, do Greenpeace?? eca!!!já deveriam estar nas ruas, na porta dos consulados COBRANDO EXPLICAÇÕES..EU FAZIA OS POLITICOS BRASILEIROS - todos, sem distinção - lamber os brinquedos usados e dar para seus filhos e netos .. da bofetada moral que recebi na cara, todos merecem 100.000 na bunda, de açoite, em praça pública, depois receber uma cusparada em cima da ferida.. Acompanhar o desenrolar? ridiculo...vces tinham de pilotar, estar na vanguarda dos fatos, divulgar minuto a minuto. De informar a mim...NÃO EU A VOCES. TÁ TODO MUNDO NUMA BOA!!!CIDADANIA EU QUERO UMA PRA VIVEER!!

antes que a natureza morra disse...

Sr. "Anônimo" :

Publiquei teu comentário e teu protesto.
Se leres todo o conteúdo do meu blog, principalmente meus artigos iniciais (coluna da direita) vais ver que estou nesta luta há mais de 40 anos. Fundei cursos, fundei disciplinas de Ecologia dentro da UFSM quando ninguém sabia que bicho era esse, dirigi Museus, dirigi Jardim Botânico, dirigi Parque Zoológico...certa vez fui um dos vereadores mais votados com uma plataforma ecológica, ocasião em que elaborei um capítulo inteiro da Lei Orgânica sobre ecologia, fechei pedreiras, empresas extratoras de areia, fiz 65 leis ambientais no meu município, etc...Fui processado mais de uma vez por causa dessas coisas. Produzi e apresentei o primeiro programa radiofônico de educação ecológica do rádiobrasiliero e estive 26 anos com ele no ar. Escrevi mais de 5000 artigos sobre fauna, flora, zoologia, etc...Tive programa de TV durante 3 anos. Fui conselheiro da AGAPAN de P. Alegre, quando trabalhei com meu mestre José Lutzemberger. Tudo isso sob o tacão da revolução de março de 64 e a ditadura. Érsmos meia duzia naquela época pq todo mundo estava escondido embaixo da cama. Hoje é fácil ser ecologista...
Logo, toda a justa ira do teu comentário eu entendo. E não me sinto entre os atingidos por ela. Porque não me considero da mesma laia dessa gente que citaste.
Abraço.

James Pizarro

***Infelizmente, não posso te tratar pelo nome. Sugiro fazer o que eu faço há mais de 40 anos : escrevo e assino, arcando com todas as consequências.
********************************************************************

Anônimo disse...

Prazado Sr Blogueiro James Pizarro
Sinto minhas palavras (duras) não lhe causaram a "grande alegria" e atraiu para si o conteúdo do comentário. Deixe-me então explicar melhor: desde a 1a. noticia (radio Band-News/ domingo/ 6hs) não faço outra coisa que buscar noticias e repassá-las. É vital manter a chama por novos fatos. Receio que vá se apagando e isso É MUITO PERIGOSO..A enxurrada de notas que esperava não ocorreu (ind´agorinha a TV Band tb divulgou - que bom).. Os blogs - surpreendentemte- estavam com zero comentários (uma lástima), então repeti - indistintamente - o mesmo texto em blogs que facilitaram ingresso. Meu escopo não é me promover / aparecer, mas somente
acompanhar, cutucar autoridades, movimentar a continuidade da notícia.
O SEU BLOG (e outros - pena - não são
muitos) MERECEM de mim o MAIOR RESPEITO, atentos, estão correndo
atrás da informação (espero que pelo menos estes se mantenham
atualizados até exaurimento). Não sou "rato de blogs" não leio todos os ASSUNTOS. Fixei-me nesse. O "primeiro mundo" exporta pra nós tudo que lá é indesejavel sucata/ lixo/ pneus velhos, material radioativo. Os fatos não são novos, mas pairam escondidos. Esta "remessa", porém veio à tona. Foi um boooom de noticias. Temos de aproveitar e seguir o desenrolar de "lupa',
se puder. Enviei tb msgem para o Consul Britanico no Rio. Uma assessora do Mo. Minc, finalmente, me respondeu.. faz só ideia do discurso bolorento - não é da competência do Ministério do MAm, a apuração. Estão sempre a cavaleiro, distantes, de salto alto. Mas mandei lamber os brinquedos sujos
e dar de presente pros filhos e netos (isso mandei)..Eu sei qual
a competência deles: tirar meleca do nariz e triturar a Amazonia. O resto que va tudo pra cucuia..dane-se.
Certamente moram em outra galaxia (não tem outra explicação) Não moram neste planeta (tenho certeza),..
não neste que o Sr chama de AZUL .. AZUL??? Só se for visto da estratosfera
.. aqui na minha terrinha BRASILIS ele é cor de lixo, de Corrupção, de craque,
de pouca vergonha, de mata queimada, de mogno
derrubado e exportado e fede como esgoto. O Sr acredita que não vem mais lixo por aí? (se duvidar estão já enchendo outro naviozinho). Não tão nem aí!! (conhecem o caminho da roça) Vai chegar mais por aí!!. Considero este o problema de fundo na questão ecologica. Observa: já multaram - dizem - as "empresas" e que têm 10 dias para devolver o lixo pra inglaterra (ahahah!!) TODAVIA OS NOMES SÃO SIGILOSOS Aqui tem!!!Aqui fede..e não é de lixo, não. Respeitosamente, Abraços... ahh..se o problema é meu nome pode me chamar de 'Pobre Cidadão'.

antes que a natureza morra disse...

Sr. "Pobre Cidadão" :

Agradeço pela leitura e pelo respeito que meu blog lhe suscita.

James Pizarro

antes que a natureza morra disse...

From: Vanessa Nunes de Paiva
Sent: Friday, July 03, 2009 2:17 AM
To: jamespizarro@hotmail.com
Subject: tonéis de lixo!!





Caro James pizarro eu fiz um comentário também nesse mesmo site que nosso amigo que escreveu no blog, mas até agora não foi online ainda, mas não sei porque.
Escrevi para o presidente do escritório do ibama sandro kippel querendo uma resposta se realmente se esses tonéis de lixo foram realmente devolvidos para inglaterra.
Nossa que vergonha, achei isso um abuso, falta de respeito com nosso país e cidadões brasileiros. Sabe que pouco eu ouvi falar sobre esses tóneis, uma pessoa muito humilde que conheço que viu uma reportagem e veio comentar comigo porque sabe que eu respeito o meu país e acredito nele.
Eu conheci esse chamado primeiro mundo, eles nem sabem onde fica no mapa o brasil, pensam que a gente é um monte de mortos de fome, vivemos na selva, não tem idéia que temos ótima universidade que estamos entre as 100 melhores do mundo.
Eles não tem respeito com a gente, acham que somos lixão, não precisamos de brinquedos velhos, sujos e contaminados para nossas crianças.
Temos tecnologia, temos grande sindústrias apenas o que falta é mais compromisso com o nosso país, respeitar as matas, florestas os animais, precisamos de cidadões mais comprometidos com o futuro e politícos que cuide da nossa amazônia e preserve o punico verde que temos, porque se formos depender dos países que são primeiro mundo eles iram apenas jogar lixos tóxicos aqui e explorar nossas amtas e sempre aproveitar do que temos de melhor.
Isso é um absurdo era a única coisa que faltava, mas esperamos que os profissionais responsavéis pelo controle nos portos possam ser honestos e não permitir uma coisa dessas, pois eles ganham bem e representam o seu país.
E o nosso dever é cuidar do mundo onde vivemos e ele tem muito a nos oferecer, só falta sabermos cuidar melhor dele.
A natureza agradece.
e espero james pizarro poder sempre colaborar para algo que faça meu país sempre melhorar.
adorei seu blog, agora sou uma seguidora.

obrigada!
MS. Vanessa Nunes de Paiva
Biomedical Science Institute
Departament of Immunology
University of São Paulo