Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2009

IMBITUBA, SC : baleias começam a chegar


Uma baleia franca, acompanhada do filhote, permaneceu ontem (29 de julho de 2009), o dia todo, próximo da Praia de Itapirubá, em Imbituba, no Sul do Estado. Mesmo com comportamento discreto, os dois mamíferos foram alvo de olhares curiosos de pescadores locais e alguns turistas.

Como o mar estava bastante calmo, a observação da baleia foi facilitada para quem estava na praia ou no alto do morro que divide as duas praias de Itapirubá. Mãe e filhote apareceram pela manhã e só se afastaram para o alto-mar por volta das 16h, quando uma lancha com seis tripulantes se aproximou demais e afugentou os mamíferos.

De acordo com a bióloga e coordenadora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), Karina Grock, a aproximação da embarcação foi feita de maneira ilegal e poderia ter colocado em risco a segurança das baleias.

– Eles chegaram muito perto e isso é proibido. A observação pode ser feita pelo mar, mas a distância de 100 metros da baleia precisa ser respeitada – explicou Karina.

A temporada de observação das baleias franca foi aberta de maneira oficial na semana passada, embora a presença dos mamíferos ainda seja pouco frequente neste fim de julho.

Segundo Karina, esse movimento tímido é normal e pode ter como explicação possíveis variações no período de alimentação das baleias na região da Antártida e as correntes marítimas até o Brasil.

Apesar das baleias se concentrarem durante o inverno na região entre Torres (RS) e Florianópolis, pode ocorrer a aparição dos mamíferos em áreas mais distantes. Foi o que ocorreu no Rio de Janeiro segunda-feira.

– Até a década de 1970, a população de baleias franca era grande em todo o país. Como a espécie está em fase de recuperação, é normal que algumas delas, eventualmente, sigam para áreas mais distantes como São Paulo e Rio de Janeiro – ressaltou.
***************************************************
FONTE : MARCELO BECKER (Imbituba)

Nenhum comentário: