Powered By Blogger

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Amazônia perdeu o equivalente à metade da cidade do RJ em junho de 2009


Relatório do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER), divulgado hoje (4/8) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostra que em junho o desmatamento na Amazônia atingiu 578 quilômetros quadrados (km²), área equivalente à metade do município do Rio de Janeiro.

Em relação aos dados de maio, quando os satélites haviam registrado 123 km² de desmate, houve aumento de 370%. No entanto, de acordo com o INPE, essa comparação não é precisa, porque a cobertura de nuvens é diferente em cada mês, o que impede que os satélites visualizem sempre as mesmas áreas para compará-las.

Junho marca o início do período seco na Amazônia, o que aumenta o risco de queimadas e novos desmatamentos. Em relação ao resultado de junho de 2008, quando o Inpe registrou 870 km² de área devastada, houve queda de 33%.

De acordo com o INPE, a cobertura de nuvens na região pode ter prejudicado a visualização de mais desmatamentos. Por causa das condições de visibilidade, os satélites deixaram de verificar 43% da Amazônia Legal em junho. “Estados como o Amapá, o Amazonas e Roraima não puderam ser monitorados adequadamente, pois apresentaram um alto índice de cobertura de nuvens no período, de 96%, 70% e 94%, respectivamente”, diz o relatório.

O Pará, que pela primeira vez no ano teve mais da metade de sua área livre de nuvens, registrou a maior devastação em junho: 330 km² de florestas a menos no período (57% do total de junho). Mato Grosso aparece em seguida, com 181 km² de novas áreas desmatadas, seguido por Rondônia, com 41 km² de desmate.

O desmatamento medido pelos satélites no Amazonas foi de 16 km²; no Maranhão, de 5 km²; e no Tocantins, de 3 km². Os estados do Amapá e do Acre registraram 1 km² de desmate. Não há dados sobre Roraima.

A medição do Deter considera as áreas que sofreram corte raso (desmate completo) e as que estão em degradação progressiva. O sistema serve de alerta para as ações de fiscalização e controle dos órgãos ambientais.

De agosto de 2008 até junho de 2009, o Deter registrou 3.538 km² de desmatamento na Amazônia Legal. No período anterior (agosto de 2007 a junho de 2008), a área devastada foi de 7.822 km².

A redução verificada pelo Deter pode sinalizar queda na taxa anual de desmatamento, medida pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes). O número atual (2007/2008) é de 11,9 mil km².

Imazon

Na última sexta-feira (31/7) o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que também monitora o desmatamento na Amazônia por meio de satélite, divulgou os seus números. Segundo o Imazon, a Amazônia teve 150 km² de florestas desmatadas em junho.

Apesar de diagnosticar uma área devastada menor do que a constatada pelo Inpe, o Imazon também detectou uma grande quantidade de degradação florestal - um estágio anterior ao desmatamento: 661 km² de áreas degradadas em toda a Amazônia.
****************************************
FONTE : Luana Lourenço, da Agência Brasil (Envolverde/Agência Brasil)

Nenhum comentário: