Powered By Blogger

terça-feira, 25 de agosto de 2009

A maioria dos porto-alegrenses votam NÃO à especulação imobiliária


FOTO : CEA acompanha ambientalistas em intervenção na Orla do Guayba, no dia da consulta popular sobre o Pontal do Estaleiro (Foto do CEA)
*********************************************************
Há pouco encerrou a apuração dos votos feitos na Consulta Popular sobre a construção de prédios residenciais junto ao antigo Estaleiro Só, em Porto Alegre.

Mesmo apresentando uma série de equivocos de origem (propositais obviamente) e mesmo o processo de votação de hoje sendo confuso (segundo companeiros ambientalistas que votaram) o resultado foi muito positivo.

Segundo o site da prefeitura de Porto Alegre, mais de 22,6 mil eleitores participaram da consulta pública para “decidir” o futuro urbanístico do Pontal do Estaleiro (parte da decisão já estava tomada, porque a exceção para os prédios comerciais já havia sido feita de forma a beneficiar os compradores da área).

voto-naoA opção “não” recebeu 18.212 votos (80,7% dos válidos), enquanto o “sim” foi dado por 4.362 votantes (19,3%). Na consulta pública, a população respondeu à seguinte pergunta: “Além da atividade comercial já autorizada pela Lei Complementar 470, de 2/1/2002, devem também ser permitidas edificações destinadas à atividade residencial na área da Orla do Guaíba onde se localiza o antigo Estaleiro Só?”. No total, foram 22.619 votos, sendo 22.574 válidos, 22 nulos e 23 em branco. Acesse os resultados AQUI

O Centro de Estudos Ambientais parabeniza a todos e todas que se mobilizaram nessa luta ecológica!
Agora é seguir lutando por uma orla efetivamente pública, livre de especulação imobiliária-comercial, seja em POA, seja em Pelotas-Rio Grande, seja em todos os lugares…
****************************
FONTE : http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/

Nenhum comentário: