Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Amazônia perde 273 km² de florestas em agosto, diz Imazon


Segundo o instituto, no mês de agosto de 2009 o desmatamento cresceu 167% em relação ao mesmo período do ano passado. Imazon registrou a maior proporção já encontrada de desmatamentos em áreas protegidas: 100 km² desmatados em áreas que o desmatamento deveria ser zero.

De acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), foram desmatados 273 quilômetros quadrados na Amazônia Legal no mês de agosto de 2009. Em relação ao mesmo período no ano passado, o desmatamento teve um aumento de 167%. Ainda segundo o boletim Transparência Florestal, é a maior proporção já encontrada de desmatamento em Áreas Protegidas. Apenas nesse mês mais de 100 quilômetros quadrados foram desmatados em áreas onde o desmate deve ser zero.

O Imazon alerta que cerca de 46% (125 quilômetros quadrados) desse desmatamento pode ter ocorrido antes, pois estava situado em áreas cobertas por nuvens nos meses anteriores. Os estados campeões de desmatamento foram: Pará (76%), Mato Grosso (8%), Amazonas (6%) e Rondônia (5%). Os demais estados contribuíram com cerca de 5% do desmatamento.

No Pará, o desmatamento ocorreu de maneira mais concentrada no trecho da rodovia BR-163, que liga a fronteira com o Mato Grosso até Itaituba; na área de influência da rodovia Transamazônica entre os municípios de Marabá e Uruará e em São Félix do Xingu.

O desmatamento foi expressivo nas Áreas Protegidas, atingindo 48% do total no mês, a maior proporção de desmatamento registrada pelo SAD. As Unidades de Conservação (UCs) mais afetadas pelo desmatamento foram a Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual Triunfo do Xingu, na Terra do Meio (PA), com 18,7 quilômetros quadrados de devastação, a Floresta Nacional do Jamanxim (BR- 163, Pará) com 4,2 quilômetros quadrados e a Terra Indígena Apyterewa, também na Terra do Meio com 10 quilômetros quadrados.

Foi possível monitorar a grande maioria (92%) da Amazônia Legal (excluindo-se o Maranhão) em agosto de 2009. Diferente de outros meses, as nuvens não atrapalharam a medição do desmatamento na região.

Veja o Boletim Transparência Florestas Agosto - 2009 em: http://www.amazonia.org.br/guia/detalhes.cfm?id=331246&tipo=6&cat_id=44&subcat_id=185
********************************************
FONTE : (Envolverde/Amazônia.org.br)

Nenhum comentário: