Powered By Blogger

sábado, 24 de outubro de 2009

Banco Mundial anuncia fundo para investimentos em florestas e clima


O Banco Mundial lançará um fundo para investimentos em florestas voltado para a mitigação das mudanças climáticas, declarou Gerhard Dieterle, especialista de Desenvolvimento Ambiental e Socialmente Sustentável do Banco Mundial para a região Europa e Ásia Central.

O fundo terá múltiplos doadores e buscará ajudar os países em desenvolvimento a implementar políticas e medidas para reduzir o desmatamento e a degradação florestal, melhorar o manejo sustentável, reforçar os estoques de carbono e apoiar o florestamento e reflorestamento.

Os investimentos do fundo serão adiantados, explicou Dieterle. Isto quer dizer que os investimentos não serão condicionados ao ato da comprovação da redução das emissões, algo que dificulta o desenvolvimento atual dos projetos florestais de carbono pois os custos iniciais são altos e o pagamento pelos créditos de carbono gerados geralmente acontece após alguns anos.

Os fundos serão destinados à capacitação institucional, governança florestal, medidas mitigatórias, serviços florestais ecossistêmicos e em setores fora do florestal, mas que tem influencia sobre ele.

Dieterle disse que US$ 348 milhões já foram prometidos para este fundo e que entre 6 e10 países piloto serão selecionados para receber os fundos se dará em março ou abril de 2010.

Uma iniciativa especial voltada para as populações tradicionais está sendo construída, afirmou.
****************************************
FONTE : Fernanda B. Müller (Carbono Brasil/Envolverde)

Nenhum comentário: