Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"PAISAGEM ESPECULADA " - praia do Pântano do Sul

Quem sobrevoar ou passar pela praia do Pântano do Sul, extremo Sul da Ilha de Santa Catarina, neste domingo, dia 25 de outubro, a partir das 10 da manhã, vai perceber uma frase inusitada escrita em grandes letras nas areias de sua praia:
" P A I S A G E M * E S P E C U L A D A "
Não se trata de nenhuma campanha publicitária de lançamento de um novo "resort"; de mais um modernoso campo de golf (com 9 buracos, no mínimo) ou de qualquer mega empreendimento imobiliário "totalmente sustentável" que vai "alavancar o turismo e promover o desenvolvimento" da comunidade.
Trata-se de um poema coletivo escrito nas areias da praia. Um pequeno e triste poema de alerta. E um desesperado aviso aos navegantes: estão destruindo nosso mar, nossas praias, nosso pântano e nossos morros. Estão destruindo nossas vidas.
Esse pequeno poema de alerta vai ser escrito por todos, que podem levar para a praia pás de todos os tamanhos e formas, enxadas, ancinhos, baldes e latas. Ou seja: qualquer ferramenta que sirva para cavar a areia e escrever na praia o alerta.
A idéia do evento surgiu da tensão existente hoje entre a especulação imobiliária e os anseios de boa parte da comunidade da região em preservar a Planície do Pântano do Sul, transformando-a em um parque natural protegido.
A manifestação - que será devidamente documentada do alto - ficará visualmente ainda mais interessante se as pessoas puderem vestir roupas amarelas (calça, ou camiseta, vestido, boné, etc).
O ponto de encontro é em frente ao "Bar e Restaurante Pedacinho do Céu", lado direito de quem chega na praia, as 10 da manhã deste domingo. Onde depois (e durante também) do evento, poderemos confraternizar, cervejar, petiscar e provar uma deliciosa "sopa de siri com letrinhas" preparada especialmente pela Comandante Zenaide para a ocasião.
Promovem o evento o Grupo Rosa dos Ventos ( http://grupo-rosadosventos.blogspot.com, www.gruporosadosventos.com.br); o Núcleo Gestor Distrital do Pântano do Sul do PDP; Cine-Clube Armação; INMMAR - Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima; ABA - Associação do Bairro dos Açores e Rádio Comunitária Campeche. Apoio do Bar e Restaurante Pedacinho do Céu.
Para contatos: Silvana Macedo (48) 3233-0083; Gert Schinke: 8424-3060; Raquel Macruz: 8455-5932.
O quê - Evento Cultural Paisagem Especulada.
Onde - Pântano do Sul
Como Chegar - De ônibus até praia do Pântano do Sul, à direita na praia em frente ao Restaurante Pedacinho do Céu.
Quando - Dia 25/10/09 (domingo)Horário: 10:00 da manhã.
************************************
FONTE : http://www.tainhanarede.blogspot.com/
Blog de responsabilidade de :
1)- Fernando Alexandre : jornalista, poeta, editor e autor do "Dicionário da Ilha - Falar & Falares da Ilha de Santa Catarina" e "Dicionário do Surf - A Língua das Ondas".
2)- Andrea Ramos : jornalista, artista gráfica e ilustradora.

3 comentários:

Anônimo disse...

James, o pessoal do Sul da Ilha agradece e ficará contente se você, que é "Um amante da natureza", aparecer por lá.
Abração. Fernando e Andrea.

Érica Sena disse...

Oi James,

muito obrigada pelas palavras de incentivo.
Apareça qdo puder!!
abs,
Érica Sena/ PENSAR ECO

Ateliê Bicho de Mato disse...

PAISAGEM ESPECULADA
Evento remarcado para o dia 01 DE NOVEMBRO – próximo domingo!

A ação foi interrompida pela chuva!
Dezenas de corajosas pessoas se aventuraram a ir ao Pântano do Sul, mesmo com mau tempo, e assim como a imprensa, todos estavam na expectativa da realização deste, que promete ser um grande evento!!!
Brincadeira para as crianças, exercício de cidadania para o público adulto, que com um toque artístico, vai fazer o papel de personagem central desse projeto de arte efêmera!
Contamos com a presença de todos no PRÓXIMO DOMINGO !
TRAGAM PÁS E ENXADAS!!!
E USEM ROUPA AMARELA PARA SAIRMOS BEM NAS IMAGENS AÉREAS!!!!.

Abraço,

A comissão organizadora
Rosa dos Ventos
ND do Pantano do Sul
INMMAR
Cine Clube Armação

Apoiadores
Associaçao dos Moradores do Balneário dos Açores
Radio Campeche