Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

GRANDES REFORÇOS : treinados para resgatar vidas em SC

Eles ainda são filhotes e só querem saber de bagunça. Correm, mordem e lambem. Mas a brincadeira está integrada a um cronograma de treinamento especial. Google e Ice, filhotes de labrador, são os mais novos integrantes do Corpo de Bombeiros Militares de Itajaí e vão participar de missões de busca e salvamento no Litoral.

Os cães têm apenas dois meses. Vieram de Xanxerê, no Oeste catarinense. Google e Ice só vão começar o trabalho quando completarem um ano e meio.

– Eles estão na fase de socialização e estão pegando o gosto pela brincadeira – explica o soldado Sílvio Mendonça Lima Jr, responsável por Google.

Lima Jr e o soldado Evandro Amorim participaram de um curso de treinamento de cães em Xanxerê. Por 15 dias, aprenderam como adestrar os cachorros e foram habilitados como binômios.

– O binômio é a dupla. O soldado e o cão formam um binômio e são parceiros para o resto da vida – diz Amorim, que treina Ice.

Os labradores são irmãos e nasceram em uma ninhada de seis filhotes. Em Itajaí, os irmãos treinam três horas diárias. Em um cercado, nos fundos do batalhão, foi construída a base de treinamento.

– Além desse treinamento, Google e Ice não têm rotina pré-definida. Eles comem e treinam em horários diferentes para se acostumarem aos mais diferentes emergências – destaca Amorim.

Google e Ice vão trabalhar em missões de área urbana (escombros, deslizamentos), área rural (matagal e lagos) e na procura de restos mortais e corpos escondidos.
*************************
FONTE : DC, sucursal de Itajaí

Nenhum comentário: