Powered By Blogger

sábado, 14 de novembro de 2009

NATUREZA EM S. CATARINA : Belas e preciosas companheiras

Começa em 20/11/2009 e segue até o dia 22, em Joinville, mais uma edição da Festa das Flores, que vai oferecer ao visitante exposições de espécies raras, além de várias atrações culturais

Terça-feira, em Joinville, começa mais uma edição da Festa das Flores. Um evento muito esperado, principalmente para quem cultiva espécies há anos e aproveita a festa para expor o que eles chamam de “preciosidades”.

A festa acontece no Complexo Expoville, na Rua Quinze de Novembro, 4305. A entrada é franca e a programação oferece exposições, shows, dança, folclore e gastronomia.

Pode ser herança genética, cultural, um hábito passado de pai para filho ou adquirido por uma geração. O fato é que há poucas explicações para que Joinville concentre um número tão grande de cultivadores amadores de orquídeas. A beleza, vulnerabilidade e o difícil cuidado com essa espécie pode ser um dos motivos.

Cultivadores como Egon Baumer, de 81 anos, e Isaías Hoffmann, 73, exercitam a paciência ao esperar até uma década para ver o florescimento de uma orquídea.

Os dois são os associados mais antigos da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), que tem atualmente 153 sócios. Cerca de 60% têm mais de 60 anos. A Ajao organiza a exposição de flores desde a primeira Festa das Flores. E são nas exposições que eles mostram, orgulhosos, a dedicação de anos a fio a todos os que visitam a festa.
********************************
FONTE : Diário Catarinense, sucursal de Joinville (15/11/2009)

Nenhum comentário: