Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

AVANÇO GENÉTICO : estudo melhora produção de soja

Sequenciamento completo do genoma permitirá a criação de variedades mais produtivas e resistentes a doenças e pragas

Um grupo de cientistas americanos e japoneses anunciou o sequenciamento completo do genoma da soja. O estudo, que será publicado hoje na revista Nature, deverá desencadear diversos avanços na manipulação genética da planta.

A soja, uma das mais importantes fontes de proteína e óleo na agricultura global, se torna a primeira espécie de leguminosa a ter seu genoma sequenciado por completo. O sequenciamento permitirá o aperfeiçoamento da produção e o desenvolvimento de variedades mais resistentes a doenças e pragas, dizem pesquisadores.

Segundo os cientistas, será possível acrescentar características associadas aos aspectos nutricionais, como fazer com que a soja seja melhor digerida pelo homem e pelos animais.

O sequenciamento também possibilitará aos cientistas melhor compreensão da capacidade da planta em transformar o dióxido de carbono (CO2), água, luz solar, nitrogênio e minerais em energia, proteínas e nutrientes para consumo do homem e animais.

O trabalho também deverá se tornar referência para a pesquisa genética em outras 20 mil variedades de leguminosas.

– Vamos conhecer melhor as condições de integração e quais aspectos podem afetar as outras espécies, tais como o rendimento – explica o pesquisador americano Scott Jackson, um dos coordenadores do projeto de sequenciamento do genoma da soja.

Segundo Jackson, que comanda o Departamento de Agronomia da Universidade Purdue (Indiana), o ambiente deve ser beneficiado.

– Será possível desenvolver uma soja mais resistente às doenças, o que reduzirá o uso de produtos agroquímicos e, consequentemente, a agressão ao solo.
*****************************
FONTE : DC, edição de 14 de janeiro de 2009.

Nenhum comentário: