Powered By Blogger

sábado, 16 de janeiro de 2010

Ibama: Uso de imagens de satélite no Ceará identifica danos ambientais na Caatinga

Uma grande quantidade de lenha foi encontrada à margem da estrada que levava ao ponto do desmatamento.

A equipe do Núcleo de Geoprocessamento da Superintendência do Ibama no Ceará percebeu indicativos de desmatamentos que foram cruzados com imagens de satélites. A partir desse cruzamento, num sobrevoo de helicóptero, constatou-se que esses desmatamentos realmente existiam.

Foi então que uma equipe formada por três analistas ambientais e um fiscal preparou-se, no último dia 18, para a Operação Caatinga, que tinha como objetivo identificar desmatamentos e queimadas ilegais. Com os pontos de ação já definidos após o sobrevoo das áreas desmatadas, para a surpresa da equipe, uma grande quantidade de lenha foi encontrada à margem da estrada que levava ao ponto do desmatamento. A lenha encontrada nada tinha a ver com o ilícito do desmatamento alvo da missão, gerando, assim, novo auto de infração.

Por meio de investigação, descobriu-se o proprietário da lenha, que vem a ser um vereador do município. A quantidade de lenha encontrada chega a 820st e a multa foi lavrada em R$ 246 mil. A lenha era usada para queima em fornos para fabricação de cal.

O objetivo, porém, era encontrar a área de desmatamento. Prosseguiram a viagem e chegaram ao seu destino. Uma área de 67,55ha desmatada. A multa foi de R$ 68 mil. Nos dois casos, além da multa a área foi embargada e o autuado responde administrativa e penalmente. Tudo isso é fruto do monitoramento ambiental da caatinga por meio de imagens de satélite, que, inclusive, irá se intensificar nos próximos meses.
*******************************
FONTE : Mariângela Bampi, do Ibama (Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: