Powered By Blogger

terça-feira, 6 de abril de 2010

AÇÕES DE GOVERNO FORTALECEM ZOOBOTANICA/RS

OBS - Durante o governo Alceu Collares, RS, o reitor da UFSM atendeu solicitação do governador e permitiu minha cedência para o governo estadual gaúcho para presidir a Fundação Zoobotânica do RS (com ônus total para a UFSM). Fiquei responsável pelas quatro unidades operacionais da FZB durante aquele período : Parque Zoológico do RS (Sapucaia do Sul), Jardim Botânico do RS (P. Alegre), Museu de Ciências Naturais do RS (P. Alegre) e Parque Estadual "Delta do Jacui" (as 30 ilhas do Guaíba). Foi um período profissional rico para mim, oportunidade em que implementei muitas coisas e convivi com cerca de 400 funcionários e pesquisadores que constituiam a elite da biologia no RS. Com prazer reproduzo abaixo a notícia que me enviou a jornalista Elizabete Silva Monlléo, responsável pelo Núcleo de Comunicação Social da FZB/RS na data de hoje (6/abril/2010).
****************************************************

Um ato político importante do Governo do Estado faz justiça ao trabalho que vem sendo realizado pelos funcionários da Fundação Zoobotânica. Após 38 anos, foi encaminhado e aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado, o primeiro Plano de Cargos e Salários da Entidade. Uma reivindicação antiga e necessária, atendida graças a um trabalho e esforço conjunto, entre funcionários, através da sua Associação, direção da FZB e Governo. Com esta ação, está sendo resgatada a auto-estima dos servidores da instituição e um indicativo, de que o trabalho realizado na FZB é reconhecido, como um importante segmento na estrutura do Estado.

Segundo o Presidente da Fundação, Ernani Ruschel Filho, o apoio encontrado na Secretaria da Fazenda, através do GAE - Grupo de Assessoramento Especial, nas negociações efetuadas, cria um marco histórico importante na FZB, quando passa a ser possível vislumbrar um crescimento profissional significativo dos servidores, até então impedidos de progredirem funcionalmente, já que não tinham um PCS que viabilizasse esta possibilidade.

Para o Diretor Administrativo-Financeiro, Artur José de Lemos Junior, que já vinha trabalhando nesta direção, já de longa data, a aprovação deste Plano garante um futuro profissional melhor a todos àqueles que já fazem parte da Instituição, mas, também, aos novos que poderão ingressar, em breve, através de concurso público, visando preencher espaços abertos, defasados pelo tempo.

Representando os funcionários da Fundação, a vice-presidente da Associação, Arlete Pasqualetto, reconhece a importância deste momento, como “resultado do esforço de muito tempo, por parte de um grande número de colegas”, mas garante que muito ainda precisa ser feito, e que a luta continua. “Ganhamos uma batalha, mas não vamos parar por aqui. Este não é o Plano dos nossos sonhos, mas já representa uma vitória. Agora precisamos buscar a realização de concursos, para o preenchimento de todos os cargos existentes e, oportunamente, uma revisão do Plano que contemple nossos anseios", enfatiza Arlete

Associado a este ato importante, a FZB recebeu recursos de cerca de R$ 3 milhões, para atender importantes demandas de infra-estrutura, no Parque Zoológico e no Museu de Ciências Naturais.

Nenhum comentário: