Powered By Blogger

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Centro de Controle de Zoonoses de Bauru...como as aparências enganam...

Um canil limpo com espaços amplos, que comportaria até um número maior de animais. Ração abundante, acesso à medicamentos e funcionários que tratam os animais com carinho. Este seria o modelo ideal de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Em Bauru, a primeira impressão do órgão municipal é surpreendente! Infelizmente, o famoso dito popular de que “as aparências enganam” se mostra uma realidade no local. Animais, aparentemente sadios, são diariamente conduzidos por funcionários sorridentes à um passeio dos horrores. Eles saem das dependências do canil amarrados por uma coleira, mas voltam em forma de carcaça em uma carriola. Os assessores do deputado Feliciano Filho, que estiveram na cidade para monitorar o tratamento atribuído aos animais, presenciaram uma destas cenas chocantes.
A visita da assessoria parlamentar aconteceu no dia 25 de fevereiro. Feliciano designou sua equipe para apurar denúncias veiculadas pela Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA), que noticiou que o CCZ de Bauru exterminava 90% dos animais capturados.

Na cidade, os representantes do deputado obtiveram as primeiras informações com ativistas da ONG Vida Digna. Segundo relatos dos protetores, o CCZ descumpria a Lei Estadual 12.916, em relação à castração de animais. Apesar do problema, os membros da ONG reconheciam as condições de higiene do local, bem como o tratamento singular que os funcionários dispensavam aos animais.

Os membros da entidade, no entanto, mudaram a perspectiva após acompanharem os assessores de Feliciano ao órgão municipal. Embora a primeira impressão fosse de um local higienizado e exemplar, o tratamento atribuído aos animais estava mascarado. Segundo os funcionários, diariamente os cães e gatos eram levados para passeios, que tinham por finalidade “desestressa-los”. Surpreendidos com tamanho cuidado, os assessores registraram imagens do passeio de um funcionário com uma pitbull. Mas o que parecia um modelo a ser seguido, tornou-se um crime dramático. A cadela foi trazida de volta ao CCZ sem vida em uma carriola.

A assessoria parlamentar convocou uma reunião imediata com autoridades da Prefeitura para discutir a situação. O encontro aconteceu no dia 05 de março, data em que os representantes de Feliciano relataram as ocorrências registradas durante a visita ao CCZ. Além do descumprimento do artigo 5º da Lei 12.916, que obriga a castração dos animais capturados, os assessores comunicaram o problema da matança indiscriminada.

As autoridades do município rebateram às críticas afirmando que a cadela exterminada estava com Leishmaniose, conforme laudo emitido naquele exato momento. Os animais do CCZ de Bauru são submetidos à exames realizados dentro do próprio órgão municipal.

Após uma longa negociação, o secretário de Saúde de Bauru concordou com a abertura de um processo administrativo para apurar as irregularidade do CCZ. As investigações serão conduzidas, mediante a entrega de um ofício ao Prefeito de Bauru, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, rubricado pelo deputado Feliciano Filho.
**********************************
FONTE : blog do Dep. Feliciano Filho (http://www.felicianofilho.com.br/2010/)

2 comentários:

Renata Osti disse...

James,

estou perplexa !

Ao mesmo tempo, ao ler esse artigo, fez com que eu tomasse uma decisão há muito adiada: a de me tornar uma ativista em favor dos animais.
Não dá mais para simplesmente ficar "perplexo". É preciso agir. E rápido.

Parabéns pelo blog.

Renata

larissa disse...

nossa cheguei a esse site procurando um telefone na qual eu pudesse fazer uma denuncia de mals tratos, e agora estou repensando; Que horror ://