Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de maio de 2010

E SE O VAZAMENTO DE ÓLEO FOSSE NO BRASIL ?

O forte do brasileiro não é a prevenção. É a improvisação.
Mas existem certas atividades que requerem plano B, uma saída de emergência, uma prevenção adequada. Onde não se pode cogitar de improvisações.

É bem atual o tenebroso vazamento de petróleo no golfo do México. E a maior potência tecnológica do planeta (Estados Unidos) está de mãos atadas para resolver o problema. Bilhões de seres marinhos estão sendo exterminados e a fauna e flora do mar ficarão comprometidas por séculos.

O Brasil é conhecido como o maior país em prospecção de óleo em águas profundas. Imaginem um desastre em nossas plataformas que venha a derramar milhões de litros de óleo no nosso litoral e nossas praias. Seria um desastre inenarrável e que comprometeria os ecossistemas brasileiros.

Está na moda agora se falar no pré-sal e na sua exploração. Eu tenho lido muito sobre as vantagens econômicas, a divisão de lucros do mesmo por estados futuramente, etc...

Mas jamais li algo a respeito de segurança, de planos de emergência diante de um vazamento, enfim - as salva-guardas de nossas águas do mar.

Será que isso preocupa o governo central e os políticos num ano eleitoral ?

********************************************
AUTOR : James Pizarro

Nenhum comentário: