Powered By Blogger

sábado, 24 de julho de 2010

ESTALEIRO OSX, BIGUAÇU,SC : ACREDITE QUEM QUISER NAS PROMESSAS...

As respostas aos internautas
Cobertura online durante as três audiências públicas teve a participação de 2,4 mil pessoas com mais de 3,7 mil comentáriosDurante a realização das três audiências públicas para debater a instalação do estaleiro OSX em Santa Catarina nesta semana, o Diário Catarinense fez cobertura online com a participação de 2.409 internautas e 3.779 comentários postados em tempo real. Um público equivalente aos 2,5 mil participantes que estiveram presentes nos três eventos, realizados em Governador Celso Ramos, Biguaçu e em Florianópolis.

Muitas questões apresentadas pelos internautas ficaram sem respostas porque a equipe do DC presente nas audiências não tinha como interferir nas apresentações. Agora, algumas perguntas foram selecionadas e são apresentadas com as respostas da empresa OSX e da consultoria Caruso Jr, que realizou o Estudo de Impacto Ambiental - Relatório de Impacto no Meio Ambiente (EIA-Rima). As argumentações foram apresentadas pelo diretor de Sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, pelo diretor técnico da Caruso Jr, João Teixeira, e pelo biólogo da Fundação Certi, Marcos Da-Ré, no decorrer das audiências.

Botos-cinza

De que forma será preservado o espaço dos botos-cinza?

Resposta - Marcos Da-Ré apresentou um plano de melhoria das condições de sustentabilidade dos botos-cinza na Baía Norte. Segundo ele, vários problemas crônicos já afetam os botos, como a morte por emalhamento em redes, competição por recursos com a pesca e perturbação pelas embarcações turísticas. Da-Ré avaliou os principais impactos, que seriam a poluição por efluentes de dragagem, alteração da qualidade da água, perturbações sonoras durante as obras e tráfego de embarcações. O projeto prevê monitoramento da água e garante que as ações para suavizar as interferências na implantação e operação serão feitas pela OSX. Depois, ações de melhoria serão administradas por um fundo com estrutura operacional própria.

Biguaçu

Por que a obra tem que ser ali, com todo esse litoral que temos?

Resposta - A OSX considerou quatro alternativas locacionais, entre elas Biguaçu, Baía da Babitonga (entre Joinville e São Francisco do Sul), Itajaí e Imbituba. Biguaçu foi escolhido pela facilidade logística e marítima, sendo o acesso terrestre junto à rodovia BR-101, situado a 20 minutos da Capital e a 70 quilômetros de Itajaí, polo naval sul.

Conservação

Existem propostas para planos de manejo nas três unidades de conservação?

Resposta - Monteiro disse que a OSX se comprometeu em colaborar com a finalização do plano de manejo da Estação Carijós, que ainda não está completo. Com a Fundação Certi, a empresa está montando um programa de sustentabilidade dos botos, para os quais foi criada a APA de Anhatomirim.

Contrapartidas

Quais serão as contrapartidas da empresa em áreas como saúde, educação e transportes?

Resposta - Paulo Monteiro afirmou, repetidamente, que a empresa não é poder público, mas pretende ser parceira do poder público para colaborar com o incremento da infraestrutura necessária para comportar o desenvolvimento da região.

Empregos

Serão oferecidos cursos para os empregos gerados na região?

Resposta - A OSX fez convênio com Senai e outras entidades para treinar os profissionais da Grande Florianópolis. E está fazendo isso por conta e risco porque, se o licenciamento não sair, o investimento vai ficar para a comunidade, afirmou Monteiro. Já existe uma turma formada e outra se forma ainda este ano.

Riscos

Existe um plano de mitigação para um possível dano ambiental?

Resposta - Nos relatórios da OSX, estão apresentadas propostas de mitigação de impacto ambiental. Entre elas, a redução do período de dragagem e a escolha do inverno, chamado período de janela ambiental, que é quando os golfinhos se espalham mais pelo oceano. Para evitar a disponibilização de arsênio na água, a dragagem será feita sem overflow (isto é, a água dragada junto com a areia ou lama não retorna para o mar e é despejada em terra). Como será cortada uma parte do mangue, outra medida será a reimplantação do mangue numa área maior.

Navios

Quanto tempo o estaleiro levará para construir um navio ou uma plataforma?

Resposta - Monteiro disse que serão duas barcaças por mês entrando no estaleiro para trazer a matéria prima (aço). No início das operações serão duas plataformas ou navios produzidos por ano. No ápice da produção, pode chegar a seis navios ou plataformas anuais.

Mão de obra

Existem pessoas qualificadas para este tipo de trabalho em Santa Catarina? Ou serão importadas de outras regiões que já contam com estaleiros?

Resposta - Segundo Monteiro, existirão vagas para todos os níveis de qualificação e o salário médio pago pela empresa será de R$ 3 mil. Valor que deve subir conforme o índice de qualificação dos funcionários para manter os empregados na empresa. Durante as obras, 80% da mão de obra será local, índice que sobe para 90% no período de operação do estaleiro.

Pescadores

Se faltar peixes na região os pescadores irão receber indenizações?

Resposta - A empresa se compromete a fazer o ressarcimento dos pescadores durante o período de interferência temporária, ou seja durante a dragagem. Isso será estabelecido e pago antes das obras e após a realização de um censo, feito junto às prefeituras, para determinar valores e quantidade de pescadores contemplados. Com relação a uma possível interferência permanente, a empresa se compromete a estabelecer, com ajuda dos pescadores, um plano de sustentabilidade da pesca.
**************************************
FONTE : jorn. Simone Krafuni, Diário Catarinense, edição de 24/julho/2010

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem posicionado . Tenho a acrescentar que alem de todos os impactos a Empresa OSX e os orgãos competentes não falam nas contrapartidas e nas compensações sociais e ambientais que a empresa deveria propor para a implantação do estaleiro. Com o impacto social enorme que se estabelece com um empreendimento desta natureza, não se fala em postos de saude, escolas e creches, sistema viário e de transporte, moradia, etc. Segundo a OSX esta é obrigação do governo já que vão trazer incremento na arrecadação! E as isenções e beneficios fiscais para a implantação em SC ? Ninguem fala..... Com a palavra os empreendedores e nossos governantes municipais, estaduais e federais.....

eu disse...

Idaí? De acordo com dados de 2008 o esgoto nao tratado de florianópolis(60%) é jogado no solo, RIOS , e MAR, sem contar que a população da capital dobra no verão. Tinha alguma ONG defendendo os animais aquátios até mencionarem o estaleiro?Além disso, com toda esse lixo que jogam no mar os botos ainda sobrevivem, ou pelo menos, teoricamente sobrevivem senao não ia ter ninguém para defender. Agora quere dar uma de ativista ambiental.Cara, o estaleiro vai trazer muitos benefícios para a região, e pra galerinha do greenpeace, a osx tem tecnologia muito mais avançada que o iphone de voces, que vai amenizar muito o impacto ambiental que vai ser gerado.