Powered By Blogger

sábado, 17 de julho de 2010

OS GOLFINHOS E A NANOTECNOLOGIA - James Pizarro

Sou do tempo de estudar Física nos três volumes do saudoso Aníbal Freitas,usados nas três séries do então chamado "Curso Científico" (hoje "Ensino Médio"). E lembro muito bem dos sistemas de unidades de medidas CGS e MKS. Já na universidade convivi com dois submúltiplos do segundo : o milissegundo (milésimo de segundo) e o microssegundo (milionésimo de segundo).

Nós últimos anos, pela leitura de revistas especializadas e jornais, aprendi sobre o nanossegundo, que equivale a um bilionésimo do segundo.
Já chegando perto dos setenta anos, imaginei que mais do que isso não chegaria a tecnologia humana. Mas errei !

Acabo de ler um artigo no "Estadão", assinado pelo Ethevaldo Siqueira,onde fiquei sabendo que existem o picossegundo, o femtossegundo (sim, com M antes do T) e o attosegundo valendo, respectivamente, um trilionésimo, um quatrilionésimo e um quintilionésimo do segundo.

Sou tão velho que aprendi que a letra M só podia vir antes das letras P e B e, decepcionado, vi que isso também não vale mais. O articulista explica que "o prefixo FEMTO é derivado do dinamarquês FEMTEN, que quer dizer 15...um quatrilionésimo de segundo é escrito, em notação científica, assim : 10-15(ou seja, 10 elevado a menos 15)".

Entre os 10 mais velozes computadores do mundo (7 nos Estados Unidos,2 na China e 1 na Alemanha), existem dois computadores que fazem um quatrilhão de cálculos por segundo e que por causa desses dois é que foi criada a unidade femtossegundo.

Isso tudo me deixou tão embasbacado que saí com meu chimarrão e fui ver os quatro golfinhos que diariamente passam aqui na praia de Canasvieiras em direção à praia Ponta das Canas. Nenhum computador terá um dia a beleza dos movimentos dos golfinhos.

E se um dia tiverem, eles que vão à FEMTON que o pariu !

**************************************
AUTOR : James Pizarro

Um comentário:

Victor Henrique disse...

Muito bom o fechamento do artigo!