Powered By Blogger

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Orcas são vistas em SC

Cinco animais foram flagrados nas praias dos Ingleses e Santinho, no Leste da Ilha, na sexta-feiraPelo menos cinco exemplares da espécie orca foram vistos perto à costa de Florianópolis nos últimos dias. A presença dos animais surpreendeu um grupo de pescadores que navegava entre as praias dos Ingleses e Santinho, no Leste da Ilha de SC, na sexta-feira passada.

A embarcação, comandada pelo paulista Henrique Umeoka, levava uma equipe de reportagem de um programa de pesca para uma gravação na costa da Capital.

– Eles me perguntaram o que poderiam aproveitar no passeio além de pescar. Eu falei que poderíamos encontrar pinguins. Com alguma sorte, lobos ou leões-marinhos e se fôssemos sortudos, até golfinhos e baleias. Pois não é que surgiram as orcas – brinca Umeoka.

A sequência de saídas com a equipe teve início na terça-feira passada. No primeiro dia, chegaram a flagrar grupos de baleias da espécie franca.

– Na sexta, quando vi as barbatanas, pensei que fossem golfinhos, por causa do formato, que é diferente da espécie franca. Foi aquele grande choque – relembra.

Segundo ele, eram pelo menos cinco animais. O empresário acredita que se tratassem de fêmeas adultas e filhotes.

A ocorrência de orca em SC não é rara, garante a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF), Karina Groch. Segundo a bióloga, a cada ano há relatos de pescadores que flagram cardumes da espécie.

– O que há de diferente é que ainda não tínhamos informações da ocorrência perto da costa e a comprovação dos fatos com imagens – ressalta.

No Brasil, explica a especialista, são comuns as aparições no litoral paulista, empurradas por correntes marítimas e atraídas pela água mais quente na superfície do mar naquela região.
*********************************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 31/agosto/2010.

Nenhum comentário: