Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PF deflagra operação contra a venda e transporte de madeira ilegal em Santa Catarina

Mandados de prisão e de busca e apreensão são cumpridos em cidades de SC, RS e PA
Policiais federais cumprem, desde o início da manhã desta quarta-feira, mandados de busca e apreensão e de prisão contra suspeitos de envolvimento na venda e transporte de madeira ilegal da região amazônica em cidades de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Pará.

No Estado, as ações da operação — batizada de "Acuti" — ocorrem nos municípios de Sombrio e Jacinto Machado, no Extremo-Sul Catarinense. A Polícia Federal (PF) ainda não divulgou detalhes da mobilização.

O esquema ilegal é investigado desde abril por policiais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente no estado gaúcho. O foco da apuração foi a extração e venda de espécies de árvores em extinção na região amazônica, principalmente a Castanheira.

A madeira extraída seria encaminhada para uma empresa de fabricação de carrocerias de caminhões no Sul do país. A prática foi descoberta depois que policiais desconfiaram de documentos de origem florestal, notas e guias florestais com indícios de falsidade.

Acuti

A Operação foi denominada "acuti" em razão do nome dado pelos índios guaranis ao animal roedor, conhecido vulgarmente por cutia, considerada a grande dispersora da semente de Castanheira, árvore ameaçada de extinção e incluída na lista vermelha da IUNC — União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais. Participaram da Operação 34 policiais federais e servidores do IBAMA.
****************************
FONTE : DIARIO CATARINENSE E ZERO HORA/POA, edições de 18/agosto/2010.

Nenhum comentário: