Powered By Blogger

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Unesco retira Galápagos de lista de patrimônios em risco


Arquipélago no Equador tem 19 ilhas e uma reserva marinha; decisão foi anunciada durante reunião da agência em Brasília.

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco anunciou ter retirado o arquipélago de Galápagos, no Equador, da lista de patrimônios em risco.

Segundo uma nota da Unesco, a decisão foi tomada com base nos esforços do governo equatoriano de combater ameaças geradas por espécies invasoras, turismo desenfreado e a sobrepesca.

Tumbas

Galápagos tem 19 ilhas e uma reserva marinha. O anúncio da Unesco foi feito em Brasília, onde especialistas da agência estão reunidos.

Galápagos se tornou patrimônio mundial em 1978. O local foi descrito pela Unesco como um "museu vivo e um show da evolução".

Em 2007, o arquipélago foi colocado na lista de risco.

Durante a reunião da Unesco, os 21 membros do Comitê do Patrimônio Mundial informaram que as Tumbas dos Reis Buganda, localizadas na capital de Uganda, Campala, passaram a patrimônio em perigo. O sítio tem quatro tumbas reais e sofreu um incêndio no prédio principal em março passado.

Para ouvir esta notícia clique: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1007297i.rm ou acesse: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/182807.html
********************************
FONTE : Mônica Villela Grayley, Rádio ONU em Nova York (Envolverde/Rádio ONU)

Nenhum comentário: