Powered By Blogger

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Ibama apreende 572 animais em pet shop por maus tratos em Santos

O Escritório Regional do Ibama em Santos realizou operação conjunta com a Secretaria de Meio Ambiente para verificar denúncias de maus tratos a animais no Pet Shop/Avícola, localizado na região. Depois de constatado, categoricamente, pelos médicos veterinários que os bichos estavam sofrendo maus tratos, os fiscais do Ibama apreenderam 572 animais, entre silvestres, exóticos e domésticos. Dentre as espécies haviam aves raras e ameaçadas de extinção.

No local foi encontrada comida fungada e apodrecida, muito mau cheiro, lixo e sujeira, havia ninhos de baratas embaixo das gaiolas, veneno de rato próximo aos animais e bichos doentes junto com animais sadios. Foi detectado, também, falta de iluminação e ventilação adequada e em algumas gaiolas não havia água nem alimentos.

Os animais silvestres e exóticos foram levados para o Centro de Triagem Refúgio Mata Atlântica, quando foram identificados pela equipe e feito o preenchimento dos laudos. Os animais domésticos foram encaminhados para os zoológicos da região que tinham interesse em recebê-los.

Segundo a chefe do escritório de Santos, Ingrid Furlan, todas as gaiolas foram marcadas com lacres e anotado as especificações dos animais em cada uma, para que nada se perdesse. “Não imaginávamos ser tantos animais, considerando que o local é bem pequeno. Foram diversas viagens de caminhonete e caminhão da prefeitura. Foi uma operação bem bonita e deu tudo certo”, comemora Ingrid.

A ação contou com o apoio da Codevida (Setor de proteção animal) e do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo.
*******************************
FONTE : (Envolverde/Ibama)

Nenhum comentário: