Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RS : ANIMAIS MORTOS NO LITORAL PREOCUPAM PESQUISADORES

Animais mortos foram encontrados no litoral do Estado
entre os dias 14 e 19 de outubro. A expedição foi realizada pela pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, Daniela Sanfelice, que esteve acompanhada do biólogo César Jaeger Drehmer, do Departamento de Zoologia e Genética da Universidade Federal de Pelotas, e do técnico do Museu, Tomaz Vital Aguzzoli.

Somados os dois trechos percorridos (Balneário Pinhal à Barra da lagoa do Peixe e Bojurú aos molhes de São José do Norte) foram observadas quatro carcaças de leões-marinhos, 11 de lobos-marinhos, 39 de albatrozes/petréis, 43 cetáceos (dentre baleias e golfinhos), 93 tartarugas-marinhas e 375 pinguins.

Segundo os pesquisadores, o número de aves marinhas encontradas não foi preciso pelas dificuldades de visualização impostas pela rápida decomposição dos exemplares.
Ainda que muitos destes animais possam ter morrido por causas naturais, os especialistas encontraram diversas evidências de interações antrópicas, como emalhamento em redes, cortes provavelmente produzidos pelas hélices de grandes embarcações, sinais indicativos de perfuração por projétil, entre outras.

“Temos certeza de que diversos destes espécimes morreram em decorrência de conflitos com o homem ou com atividades humanas relacionadas à pesca”, assegura a Bióloga Daniela.
*************************
FONTE : Coordenadoria de Comunicação Social/FZB-RS. Jorn. Elisabete Monlleo Martins da Silva - Reg. Prof. nº 1427. Fone: 51.3336.3281.

Nenhum comentário: