Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Como o RS vê a ecologia

A campanha "Pegada Ecológica, que legado você quer deixar", desenvolvida pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) em todo o Estado, deve apresentar durante esta semana uma amostra do comportamento dos gaúchos em relação ao meio ambiente. A primeira enquete ocorreu durante a Semana Farroupilha, no Acampamento do Parque da Harmonia, quando 500 pessoas responderam ao questionário.

No interior do RS, os Batalhões Ambientais com sedes em Xangri-Lá, Santa Maria e Passo Fundo estão aplicando o instrumento em escolas e locais de grande circulação. A área de atuação das unidades abrange todos os municípios. Esses dados ainda não estão disponíveis.

O questionário é composto de 14 questões práticas, como o hábito de desligar aparelhos quando não estão sendo utilizados e a separação correta de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.

De acordo com o comandante do CABM, coronel Jorge Luiz Agostini, o trabalho é pioneiro no Rio Grande do Sul. Para ele, a iniciativa proporciona aos entrevistados a oportunidade de mudar hábitos prejudiciais ao meio ambiente. Agostini ainda ressalta que a radiografia do modo de agir da população tem como objetivo desenvolver futuras ações de educação ambiental.

O comandante revela que a média de consumo per capita para garantir a sustentabilidade é de 1,8 hectare de área disponível, considerando uma população mundial de 6 bilhões de pessoas. No entanto, desde 1999, a "pegada" média de cada indivíduo está calculada em 2,2 hectares, representando em torno de 25% a mais do que o planeta pode suportar. "Já chegamos a uma situação de alerta", destaca Agostini, completando que "algo precisa ser feito com rapidez".
*************************
FONTE : Correio do Povo, P. Alegre, edição de 10/10/2010.

Nenhum comentário: