Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

São Leopoldo, RS : nivel do rio dos Sinos é preocupante !

A previsão de um verão com poucas chuvas preocupa as comunidades do Vale do Rio dos Sinos. Fonte de abastecimento para os municípios da região, o manancial vem diminuindo de nível nos últimos dias. Nesta quinta-feira, o Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), de São Leopoldo, discutirá o problema durante uma audiência pública, a partir das 9h. O objetivo é preparar ações, que deverão ser colocadas em prática a partir da próxima semana.

Conforme o diretor do Semae, Ronaldo Vieira, o nível atual do manancial já compromete a eficiência da captação de água realizada na cidade. "O rio está apenas 1,4 metro acima do ponto de capacitação e isso já faz com que se perca capacidade. Isso, aliado à previsão de que teremos poucas chuvas nesse verão, nos fez convocar essa reunião", explica.

Ronaldo Vieira ressalta que o nível do Sinos baixa rapidamente depois de uma semana sem precipitação. De acordo com o meteorologista da MetSul Eugênio Hackbart, a região do Vale do Sinos já entrou em uma época de estiagem. "Existe uma tendência muito forte de que nos próximos meses venhamos a enfrentar um período de seca. Isso deve se estender pelo final deste mês de novembro e ainda em dezembro", destaca Hackbart. A decisão de debater a situação foi tomada ainda na semana passada.

O encontro para discussão do problema acontece na Estação de Tratamento de Água Imperatriz Leopoldina (ETA 2). Estarão presentes o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e representantes do Semae, Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Pró-Sinos), Câmara de Vereadores e MetSul Meteorologia. "Queremos discutir a situação, conhecer as previsões e traçar um plano de ação para que possamos passar por esse período de seca", salienta o diretor do Semae, Ronaldo Vieira.
**************************
FONTE : Correio do Povo, P. Alegre, edição de 17/11/2010.

Nenhum comentário: