Powered By Blogger

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

FLORIANÓPOLIS : Pinguins fogem e vão curtir a vida na Lagoa da Conceição

Apenas com a cabeça de fora da água, como se evitassem chamar a menor atenção, três dos quatros pinguins “foragidos” da Central de Triagem da Polícia Militar Ambiental, foram vistos na manhã de ontem (9/12/2010) na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Eles estariam “aterrorizando” os peixes da Lagoa.

A caçada policial em busca ao quarteto começou no último domingo, quando os animais fugiram da triagem, que fica no Bairro Rio Vermelho, às margens da Lagoa. Após alimentar os pinguins, um dos funcionários não trancou corretamente o cercado. Neste momento, as aves aproveitaram a oportunidade para escapar.

– Nós estamos tentando pegar eles desde segunda-feira, mas está difícil. Esperamos localizá-los hoje – planeja Marcelo Duarte, sargento da Polícia Militar Ambiental.

Segundo o sargento, os “fugitivos” podem viver nas águas da Lagoa, mesmo sob forte calor. O único problema das altas temperaturas é a propensão maior para formação de fungos e protozoários nesses animais.

– Como eles vieram do extremo-sul do continente, onde a condição é mais seca e fria, não têm a mesma resistência a esses fungos, como as aves marinhas daqui – explicou Duarte.

Outro agravante ocorre no estado de saúde das aves. Os quatro apresentam problema nas asas ou na formação da penugem. Por isso, eles ficam em tratamento até maio de 2011, quando serão soltos se estiverem recuperados. O sargento também destacou que os pinguins estão bem alimentados porque na Lagoa há uma abundância de peixes.

– E esses peixes são presas fáceis. Os pinguins estão fazendo a festa!

Como é muito complicado dominá-los na água, foi arquitetado um plano para recapturá-los. De acordo com Duarte, à noite eles ficam na praia. Depois de identificar qual o ponto usado como esconderijo, será montada a tocaia.

Para quem avistar os animais, a orientação é não tentar segurá-los e ligar para o (48) 3269-7211.
**********************
FONTE : Diário Catarinense, edição de 10/12/2010.

Nenhum comentário: