Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Belo Monte derruba presidente do Ibama

O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Abelardo Bayma, pediu demissão do cargo por discordar da emissão da licença definitiva para a implantação da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, prevista para ser construída no rio Xingu, no Pará. Em carta enviada à ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, Abelardo alegou motivos pessoais para pedir exoneração do cargo. Mas revelou a amigos que deixou o posto depois de ter sido pressionado pela diretoria da Eletronorte a emitir a licença definitiva em nome do IBAMA para a instalação da usina. Ele estava no cargo desde abril do ano passado e é funcionário de carreira da autarquia.

Em reuniões com a diretoria da Eletronorte há dez dias, Abelardo se negou a emitir a licença definitiva para a construção da usina. Ele argumentou que o IBAMA não poderia emitir o documento porque o projeto ainda está cheio de pendências ambientais. Abelardo admitiu que o IBAMA poderia emitir a licença para a instalação e não a definitiva. A construção de Belo Monte foi um dos motivos que levou ao pedido de demissão da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva. Ela discordava da implantação da usina alegando que a obra causará fortes danos ambientais na região com o alagamento de uma área de aproximadamente 500 km2.

As divergências sobre Belo Monte provocaram um confronto no governo entre Marina Silva e a então ministra-chefe da Casa Civil, a presidenta Dilma Rousseff, que defende a antecipação dos prazos para a conclusão da usina, prevista inicialmente para outubro de 2015, um ano após o mandato presidencial. Para conseguir antecipar a conclusão, como quer Dilma, é preciso que o Ibama antecipe as licenças, mas o instituto alega que há falhas técnicas a serem reparadas no projeto. A previsão é que Belo Monte gere mais de 11 mil megawats para atender a uma população de 26 milhões de pessoas na região Norte.
****************************
FONTE : Revista ÉPOCA, 12/janeiro/2011.

3 comentários:

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
**************************
De: Avaaz.org
Data: 8 de fevereiro de 2011 22:59
Assunto: Obrigado por agir -- divulgue
Para: anacandida84@gmail.com


A Avaaz envia um e-mail por semana, oferecendo a chance de você se engajar com um assunto de importância nacional ou global. Se você recebeu essa mensagem em erro e prefere não receber os nossos alertas, clique aqui para remover seu e-mail da nossa lista: https://secure.avaaz.org/act/?r=unsub&email=anacandida84@gmail.com&lang=po&cid=1092

Obrigado por assinar a petição para parar a mega usina de Belo Monte. Nós temos pouco tempo para fazer tudo ao nosso alcance para impedir este projeto desastroso.

Somente um chamado massivo da sociedade conseguirá convencer a Presidente Dilma Rousseff. Então vamos conseguir o máximo possível de assinaturas para que as nossas vozes surtam efeito quando a petição for entregue em Brasília. Divulgue, encaminhe o link abaixo:

http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte/97.php

Obrigado pela ajuda,

Ben, Graziela, Alice, Iain, Ben, Ricken, Milena e toda a equipe da Avaaz

PS. Aqui está o alerta original para você encaminhar para os seus amigos:

Caros amigos,

O Presidente do IBAMA se demitiu quarta-feira passada devido à pressão para autorizar a licença ambiental de um projeto que especialistas consideram um completo desastre ecológico: o Complexo Hidrelétrico de Belo Monte.

antes que a natureza morra disse...

Em 9 de fevereiro de 2011 09:46, James Pizarro escreveu:

Colegas/Companheiros :

Em meu blog já venho abordando o tema há muitos meses. Mas atendendo o pedido deste e-mail, coloquei todos os textos e também os vídeos.
Estou e estarei sempre às ordens para auxiliar aos companheiros de luta. Estou na briga ecológica há 50 anos e sei bem quão onglória e solitária mela é. Meu blog : www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com

Abraço fraterno !

James Pizarro
prof. de Ecologia (aposentado) da UFSM, RS
Residente na praia de Canasvieiras, Ilha de Florianópolis, SC

antes que a natureza morra disse...

RECEBIDO POR E-MAIL
********************
From: Salete Retamoso Palma
Sent: Wednesday, February 09, 2011 11:32 AM
To: James Pizarro
Subject: Re: Fwd: Obrigado por agir -- divulgue



Bom dia prezado e estimado prof. James Pizarro!!!! Já enviei novamente seu e-mail pra toda a minha lista, agradeço sua atenção, tenho certeza que és uma pessoa especial e de certa forma conheço uma pouco da sua história e preocupação com o planeta terra. Grande abraço, saudações, com carinho, Salete