Powered By Blogger

quarta-feira, 16 de março de 2011

Liberação de material radioativo no Japão é monitorada pela ONU

Centros regionais da Organização Metereológica Mundial observam a trajetória das partículas na atmosfera; Aiea diz que 23 pessoas estão sendo descontaminadas no país.

A ONU está monitorando a dispersão de material radioativo na atmosfera proveniente da central nuclear japonesa de Fukushima Daiichi, anunciou nesta terça-feira a Organização Metereológica Mundial, OMM.

Um incêncio afetou as instalações, após duas explosões ocorridas na sequência do terremoto e tsunami que atingiram o nordeste do Japão na sexta-feira. Segundo agências de notícias, o número de mortos já deve chegar a três mil.

Centros

Em declarações a jornalistas em Genebra, o diretor da OMM, Michel Jarraud, afirmou que a ação está sendo acompanhada pelos centros regionais da agência no Japão, China e Rússia.

Segundo Michel Jarraud, a saúde é a maior preocupação no momento, mas também está sendo estudado em parceria com a Organização Internacional da Aviação Civil, um acordo de zona de exclusão aérea em locais de perigo.

Exposição

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, a exposição a altos níveis de radioatividade é uma ameaça à saúde pública.

As autoridades japonesas informaram que 23 pessoas estão sendo descontaminadas. A evacuação dos moradores em um raio de 20 km das estações nucleares permanece.

Níveis

Já a Agência Internacional de Energia Atômica, Aiea, disse que foi informada pelas autoridades japonesas da diminuição dos níveis de radioatividade nas instalações.
O primeiro reator da central de Fukushima Daiichi explodiu no domingo provocando pelo menos seis feridos.

Na segunda-feira, foi anunciada uma explosão de hidrogênio no reator 3.

As autoridades japonesas pediram que os moradores de um raio de 30 km das usinas permaneçam em casa, com as portas fechadas. Nos centros de evacuação, foram distribuídos medicamentos de iodo.

Para ouvir esta notícia clique: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2011/1103158i.rm ou acesse:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/193315.html
****************************
FONTE : Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York; Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU. (Envolverde/Rádio ONU).

Um comentário:

Valdecy Alves disse...

A radioatividade no Japão remete-nos a misteriosa matéria sobre testes nucleares no Céu de Madalena, no Brasil, no final dos anos 50. Leia matéria em: http://valdecyalves.blogspot.com/2011/03/bomba-atomica-que-explodiram-no-ceu-do.html