Powered By Blogger

terça-feira, 12 de abril de 2011

UM ALERTA SÉRIO À COMUNIDADE DO SAGUAÇÚ E ADJACÊNCIAS

Vamos fazer a nossa parte, vamos denunciar, vamos nos organizar para salvar o que resta do nosso morro do Boa Vista.

UM ALERTA SÉRIO À COMUNIDADE DO SAGUAÇÚ E ADJACÊNCIAS

Comunidade do Saguaçú e adjacências saibam que estão trabalhando silenciosamente para subtrair do nosso convívio, o último espaço verde da natureza localizado no Bairro Saguaçú, responsável pela nossa segurança e qualidade de vida.

A FUNDEMA através das suas ações burocráticas esta liberando um projeto para a construção de um empreendimento imobiliário denominado Condomínio dos Lagos, que irá abranger a referida área verde, contemplada com nascentes de água e uma rica biodiversidade da nossa região. O dito projeto tem como ponto de partida a divisa com a AABB, passando aos fundos de todos os terrenos da Rua Ágata, contornando a Rua Guilherme Elling, finalizando na Rua Água Marinha.

É mais uma atitude política de prevalência dos interesses econômicos para a construção de um empreendimento imobiliário em detrimento ao respeito à vida, respeito ao meio ambiente, respeito à segurança de toda a comunidade. A FUNDEMA ressalta que está cumprindo a COTA 40 prevista em Lei Municipal. ACOTA 40 é uma lei dos homens, mas, há de se respeitar o equilíbrio da COTA da natureza, da COTA da morada dos animais, da COTA das nascentes, da COTA dos sinais de alertas emitidos pela natureza frequentemente. É um local formado por uma variedade encantadora de fauna e flora com seus dias contados. O ADEUS a toda essa exuberância verde já tem data marcada, com início das obras para junho de 2011.

Os moradores das Ruas Ágata, do Ouro, Platina, Rio Negrinho, Rodeio, São Carlos, Berilo, Ametista, Guilherme Elling e Água Marinha são testemunhas presenciais da variedade de plantas, animais terrestres e pássaros que ainda se espremem para morar e se reproduzirem no pouco espaço que lhes resta. Temos nessa área: tucanos, aracuãs, arapongas, famílias de sagüis, entre outros animais que vivem em harmonia.

A Imobiliária, o Empresário do Condomínio, a Azimute Engenharia, a FUNDEMA e a família Aguiar representados por um dos membros da família Sr Osvaldo Aguiar, que mora em Campinas-SP, proprietário da empresa Rio Pardo Agro Negócios, sem qualquer compromisso com a cidade, desejam apenas vender.

Procurei-os por inúmeras vezes para tratar do assunto e em todas fui ignorado. É necessária uma mobilização da comunidade e dos nossos representantes mais próximos, para defendermos e mantermos essa área intacta, livre, permitindo acesso a todos. A justificativa apresentada para convencer-nos de que um condomínio desse porte vai valorizar nossas propriedades, ésubestimar demasiadamente a nossa capacidade de pensar. Desejamos uma área verde pública, livre de qualquer interferência humana, sem restrições de classe e poder econômico.

Um condomínio só trará benefícios para seus moradores. É uma forma de segregação, onde existirão os afortunados do lado de dentro e os excluídos do lado de fora.

A comunidade tem o direito sagrado de poder contemplar a área verde, com toda sua exuberância e biodiversidade, não um paredão de concreto, isolando-nos de um milagre da natureza que não pode ser exclusividade de poucos.

A argumentação de que o condomínio manterá a preservação ambiental do LADO DE DENTRO (quem sabe uns 30% da mata nativa e das nascentes) só confirma os escolhidos do Jardim do Éden.

ISTO POSTO, CONCLAMO TODA A COMUNIDADE DO SAGUAÇU E ADJACENCIAS, PARA NUM MANIFESTO DE REPÚDIO, MOVIMENTANDO-NOS SABIAMENTE, PARA SALVAR A ÁREA VERDE, AS NASCENTES E A MORADA DOS ANIMAIS.

COMO PRÊMIO, TEREMOS UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA, O ESPLENDOR DAS ARVORES, O COLORIDO DAS FLORES E, AINDA, A IMPORTANTE RETENÇÃO NATURAL DAS ÁGUAS DAS CHUVAS QUE ATÉ A PRESENTE DATA TEM NOS PROTEGIDO.
**************************
FONTE : Sydney Frank Máximo, sydney.maximo@gmail.com
Notas :
a)- Professor Ademir Luiz Clemente MSc, em Engenharia de Produção da UNIVILLE, Empresário, mora há 41 anos no bairro Saguaçu.
b)- Para ver a área ameaçada, acesse: Google maps/ bairro saguaçu Joinville.

2 comentários:

Unknown disse...

Temos que nos unir e impedir antes que seja tarde demais. Vamos fazer um protesto, um abaixo assinado...nos moradores de sempre... Isso é um crime com a natureza!!!!

Anônimo disse...

sou moradora da rua agua marinha e estamos envergonhados de tamanha falta de comprometimento dos nossos representantes diante desse fato jamais compactuaremos com essa atitude desastrosa com a natureza e com a falta de representatividade de lideres da nossa regiao pois so ficamos sabendo atraves desse manifesto conte conosco para impedirmos que isso aconteça