Powered By Blogger

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Incêndio no Parque Delta do Jacuí se espalha, mas casas estão a salvo

Bombeiros de Porto Alegre, Guaíba e voluntários de Eldorado do Sul seguiam combatendo um incêndio de grandes proporções no Parque Estadual do Delta do Jacuí, na noite desta terça-feira. Apesar das chamas não estarem controladas, o tenente Lauro Henkes relatou que não há risco para residências das vilas Cidade Verde e da Paz, que ficam nas proximidades da área atingida.

"A situação está relativamente tranquila, pois o vento está nos ajudando, soprando em direção ao rio", informou o bombeiro. "É o sentido contrário às residências o que ajuda a diminuir o risco de fogo nas casas", explicou.

Equipes trabalham desde o meio da tarde de segunda-feira no controle do incêndio. O fogo começou na faixa de domínio da Concepa, às margens da BR 290, no km 106, em Eldorado do Sul, e se alastrou por cerca de dois hectares. A área total do Parque é de 23 mil hectares.

Henkes afirmou que não é possível enfrentar o fogo no meio da área de banhado entre a vegetação. "Não tem como entrar. Precisamos esperar as chamas se aproximarem e, então, fazer o controle", detalhou o tenente.

Duas viaturas e dez homens, de Guaíba e Porto Alegre, trabalham no incêndio. Eles também recebem auxílio dos bombeiros voluntários de Eldorado do Sul. A chefe da Divisão de unidades de Conservação da Secretaira do Meio Ambiente do Estado (Sema), Vânia Mara Ângelo da Costa, informou que a secretária do Meio Ambiente, Jussara Cony, solicitou à Secretaria da Segurança Pública um helicóptero da Brigada Militar para ajudar no combate ao incêndio.



Incêndio no Delta do Jacuí não oferece risco imediato para residências | Foto: Fernando Mainar / Especial CP

*************************

FONTE : Correio do Povo, 3/janeiro/2012.

Um comentário:

Vigilante Adão Zimmermann disse...

Boa noite,parabéns pela matéria,mas o Delta do Jacuí tem 10 guarda-Parques que também atuaram,no combate ao incêndio,e no de hoje também um abraço,Guarda parque:Adão Zimmermann