Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Encontro global da CIB traz boas e más notícias para as baleias

Depois de uma semana de debates, o saldo da 64ª reunião da Comissão Internacional da Baleia (CIB) é de algumas conquistas, mas também de decepções para todos aqueles comprometidos com a proteção dos mamíferos marinhos. A WSPA esteve presente durante todo o evento, atuando junto a delegados de várias partes do mundo para a proteção e o bem-estar das baleias.

As boas notícias…

A WSPA está bastante satisfeita com a ampliação das discussões da CIB voltadas à preservação e ao bem-estar das baleias, uma vez que a agenda da comissão aborda temas que podem afetar diretamente estes animais – como a poluição, as colisões com navios e os enroscamentos em redes de pesca –, e vai de encontro à recomendação feita em um briefing da WSPA, elaborado especialmente para o evento, sob o título “2012: Hora de Mudar o Foco” (disponível em inglês, francês e espanhol).

Claire Bass, diretora da WSPA para campanhas em oceanos, observou: “Este ano, a Comissão Internacional da Baleia gastou mais tempo e dinheiro em atividades de preservação e bem-estar do que em qualquer outro ano de sua história, o que contribui para moldar e afirmar a sua transição de mera indústria pesqueira para uma organização preocupada com a proteção das baleias. A maioria dos países-membros tem agora ciência de que o futuro da CIB depende desta proteção, e não da pesca comercial destes animais”.

Pela primeira vez, o bem-estar das baleias!

Outro grande êxito foi o aval dado pela CIB a uma série de recomendações voltadas ao bem-estar animal. Apresentadas pelo governo do Reino Unido, tais recomendações foram fruto de um trabalho conjunto com a WSPA no começo deste ano, contando também com a participação de 10 dos 89 países-membros da Comissão Internacional da Baleia.

Ao avalizar as nossas recomendações, a CIB renova formalmente o seu compromisso de aumentar seus investimentos e aprimorar seu trabalho voltado ao bem-estar animal. Também, pela primeira vez, reconhece formalmente que o bem-estar animal é uma ciência importante a ser considerada no amplo espectro de suas atividades. É, sem dúvida, uma postura bastante promissora, através da percepção das baleias como seres pensantes e sencientes – e não meramente como quotas estabelecidas para captura –, cujo bem estar deve igualmente ser motivo de atenção.


As más notícias…

No rastro do comunicado extremamente preocupante do governo sul-coreano sobre a realização de ‘pescas científicas de baleias, seguiu-se outra grande decepção: o veto da proposição de várias nações, incluindo o Brasil, para a criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul. Embora 65% dos países-membros tenham se posicionado a favor do santuário, eles não obtiveram o quórum necessário (75% de aprovação) para a votação da proposta.

Como já era previsto, os países que se opuseram foram a Islândia, o Japão e a Noruega – nações que desafiam a proibição internacional de pesca comercial de baleias.

O caminho a ser seguido

Em resposta às inúmeras ameaças que os mamíferos marinhos vêm sofrendo em todo o mundo, a WSPA continuará intensificando seu trabalho de proteção a estes animais e apelando à Comissão Internacional da Baleia para que adote o nosso documento “2012: Hora de Mudar o Foco” como modelo referencial nessa sua transição de indústria baleeira para um importante organismo global de proteção à vida marinha.

**************************

FONTE : WSPA -  http://www.wspabrasil.org/latestnews/2012/encontro-global-da-cib-traz-boas-e-mas-noticias-para-as-baleias.aspx

Nenhum comentário: