Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Representante da Contag avalia como insuficiente decreto que institui política de agroecologia no país

A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff
A agroecologia é um sistema de produção agrícola alternativa que busca a sustentabilidade da agricultura familiar resgatando práticas que permitam ao agricultor pobre produzir sem depender de insumos industriais como agrotóxicos, por exemplo. – Charge por Latuff, no Humor Político

O Decreto 7.794 que institui a Política de Agroecologia e Produção Orgânica, publicado em 20/8 no Diário Oficial da União, aponta para um futuro de valorização da atividade, mas ainda é insuficiente para a implantação de um projeto agroecológico efetivo no país. A avaliação é da secretária de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Carmen Foro.
Ela participou ontem (21) de um debate sobre agroecologia durante o Encontro Unitário dos Trabalhadores, Trabalhadoras e Povos do Campo, das Águas e das Florestas. O evento ocorre até hoje (22), em Brasília.
“Ainda estamos analisando [o documento], mas achamos que o governo tinha que ter incorporado um conjunto de proposições que fizemos. O decreto tem princípios que saíram da agenda que formulamos, mas ainda deixou de fora elementos fundamentais para a execução prática da agroecologia e não dá conta dos desafios que temos. Não é possível, por exemplo, haver agroecologia sem reforma agrária ou sem investimentos e isso não está de forma clara no decreto”, disse.
O documento define como diretrizes da política, entre outros elementos, a promoção do uso sustentável dos recursos naturais, a valorização da agrobiodiversidade e dos produtos da sociobiodiversidade, o estímulo às experiências locais de uso e conservação dos recursos genéticos vegetais e animais, e a ampliação da participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica.
Outro fator considerado primordial pela representante da Contag, para a implantação de um projeto agroecológico no país, é o de combater as desigualdades de gênero no campo. Segundo Carmen Foro, essas desigualdades são “evidentes”, embora não sejam traduzidas em números.
“Temos poucos números que retratem essas desigualdades, mas a prática demonstra que isso existe de forma muito perversa. Não teremos um projeto agroecológico se não enfrentarmos a divisão sexual do trabalho e a violência contra as mulheres no campo, por exemplo. Não adianta cuidar para que as formigas não morram se mulheres são espancadas”, destacou.

**************************

FONTE : reportagem de Thais Leitão, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/08/2012

Nenhum comentário: