Powered By Blogger

sábado, 24 de novembro de 2012

Crianças apresentam lições de sustentabilidade na 11ª Mostra Lutz

Durante todo o ano, as crianças trabalham os temas ligados ao meio ambiente na sala de aula e aplicam em lições práticas em casa e na comunidade. No evento de final de ano, os trabalhos são apresentados a pais, mães, colegas. Cerca de 1.500 pessoas deverão circular no Espaço que vai ter estandes e apresentações.


Por Clarinha Glock, para a EcoAgência de Notícias
Há 11 anos, as crianças das escolas de Garopaba, em Santa Catarina, discutem temas como aquecimento global, sustentabilidade, soberania alimentar e reciclagem em sala de aula, e aplicam na prática, em suas casas e na comunidade, as lições aprendidas. O resultado deste trabalho poderá ser visto na 11ª edição do Programa de Educação Ambiental Mostra Prof. José Lutzenberger: Escola Amiga do Meio Ambiente que vai acontecer nesta sexta-feira, dia 23 de novembro, das 8h30min às 16h, no Espaço da Feira de Verão, no centro do município. Cerca de 1.500 pessoas deverão participar do evento e conferir os trabalhos desenvolvidos pelas 23 escolas ao longo de 2012, em apresentações artísticas e estandes.
A Mostra Lutz, como é carinhosamente conhecida, acontece graças ao conjunto de esforços da Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, Fundação Gaia e Projeto Gaia Village, com apoio de parceiros da comunidade. O Programa estimula as crianças e a comunidade a pensarem em soluções criativas para melhorar a qualidade de vida e preservar a natureza, levando em consideração os problemas de cada local e trabalhando juntos para encontrar alternativas de desenvolvimento sustentável. Envolve crianças, adolescentes e adultos, familiares e amigos em torno das sementes plantadas pelo ambientalista e professor José Lutzenberger.
A 11ª edição do Programa de Educação Ambiental Mostra Prof. José Lutzenberger foi reforçada este ano com a parceria inédita de grupo de oito jovens consultores/facilitadores (as) que colaboraram na orientação dos projetos ambientais desenvolvidos pelas escolas. O Programa cada vez mais se consolida como um processo da Comunidade para a Comunidade.
Estes profissionais se integraram ao Empório da Mostra. Criado em 2007, o Empório tem uma moeda muito especial chamada ECCO. Todas as escolas participantes receberam um montante de ECCO com o qual puderam optar entre bens e serviços disponíveis, como livros, equipamentos, DVDs sobre temas ambientais, mudas de plantas nativas, visitas guiadas, ou consultorias prestadas por profissionais e consultores especializados em Educação Ambiental.
A edição deste ano contou com o apoio de Simone Poletto (bióloga); Deiviti Martins (agrônomo); Matias Sperb (turismólogo); Pedro Isfer (engenheiro ambiental); Caroline Schio (oceanógrafa); Kelly Bôlla (psicóloga ambiental), Leonardo Radaik (sociólogo) e Daniela Linhares (condutora ambiental).
Informação sobre entidades promotoras
A Secretaria de Educação de Garopaba, órgão executivo municipal, tem apoiado anualmente iniciativas de promoção do meio ambiente desde 2001 com o objetivo de ampliar valores éticos e auxiliar na construção da cidadania. A Fundação Gaia, com sede em Porto Alegre (RS), foi fundada em 1987 pelo ambientalista José Lutzenberger. Busca desenvolver e aplicar soluções ecologicamente desejáveis e socialmente justas, visando à preservação planetária em sua diversidade de ambientes e espécies. É referência em práticas sustentáveis para a consolidação de uma ética e cultura de integração harmônica homem-natureza, como pregava Lutzenberger.
O Projeto Gaia Village, localizado no município de Garopaba (SC), tem como foco o desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é criar um exemplo de ambiente amigável para a interação entre o homem e todo o sistema vivo - Gaia. Criado a partir das ideias e propostas de José Lutzenberger, mantém diversos programas de forte conteúdo ambiental, sendo os principais: preservação e recuperação de ecossistemas; produção rural sustentável; tecnologias ambientalmente responsáveis; desenvolvimento humano e educação ambiental.
José Lutzenberger (17/12/1926 - 14/05/2002) – engenheiro agrônomo, naturista, ecologista, escreveu diversos livros, entre eles Fim do futuro? - Manifesto Ecológico Brasileiro (1976). Lutzenberger dizia que Gaia compara-se a uma linda sinfonia orgânica onde todos os seres são fundamentais para o equilíbrio. Denunciou os estragos causados pelos agrotóxicos na agricultura brasileira, assim como a devastação ambiental em geral, e ajudou a fundar a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), uma das primeiras entidades ambientalistas do Brasil, em 1971. Fundou, em 1979, a empresa “VIDA produtos e serviços em desenvolvimento ecológico”. Em 1987, criou a Fundação Gaia. Foi secretário especial do Meio Ambiente durante o governo do presidente Fernando Collor de Mello, de março de 1990 até meados de 1992. Recebeu inúmeros prêmios e condecorações. Entre eles, o “Right Livelyhood Award”, conhecido como Nobel Alternativo, em 1988. Para Lutzenberger,era fundamental a conscientização para uma visão naturalista com ética holística, não antropocêntrica, também chamada “ecologia profunda”.


11ª Mostra Prof. José Lutzenberger “Escola Amiga do Meio Ambiente”
23 de novembro de 2012 (sexta-feira)
Programação:
08h30min: Cerimônia de Abertura da 11a Mostra Lutz
José Antônio (Mestre de Cerimônias)
Fala de boas vindas e breve apresentação: Coordenação da Mostra
Fala de autoridades convidadas
09h00min – 12h00min: Inicio da Visitação e Oficinas nos Estandes
Estandes Escolares e Estandes das ONGs
Oficina “Bola de Sementes” no estande da Escola do Meio Ambiente de São
José
Visita ao Eco ônibus da FATMA
Oficina de “Filtro dos Sonhos” no Estande do Projeto Baleia Franca
Oficina “Trilha da Vida” no Estande do IFSC Garopaba
10h30min – 11h10min: Apresentações Artísticas
10h30min – 10h40min: EM Pinguirito (Música)
10h40min – 11h00min: EM Paula Martins Pereira (Teatro)
11h00min – 11h10min: EM Jandira da Silva (Dança: “Reciclagem”)
12h00min – 13h00min: Intervalo para Almoço
13h00min – 16h00min: Continuidade da Visitação aos Estandes e Oficinas
Estandes Escolares e Estandes das ONGs
Oficina “Bola de Sementes” no estande da Escola do Meio Ambiente de São
José
Visita ao Eco ônibus da FATMA
Oficina de “Filtro dos Sonhos” no Estande do Projeto Baleia Franca
Oficina “Trilha da Vida” no Estande do IFSC Garopaba
14h00min – 15h40min: Apresentações Artísticas
14h00min – 14h10min: Centro Educacional Ibiraquera (Música)
14h10min – 14h20min: EM Pinguirito (Música)
14h20min – 15h00min: Colégio Curupira (Teatro: “Vamos Proteger a Natureza”)
16h00min – 16h15min: Cerimônia de Encerramento da 11ª Mostra Lutz
-15h10min: Escola Arvoredo (Música: “Viver”)
– 15h20min: Escola Areias de Ambrósio (Paródia)
– 15h30min: Escola Crescer e Conhecer (Dança: “Preserve”)
– 15h40min: EE José Rodrigues Lopes (Dança)
Ecoagência Solidária de Notícias Ambientais

Nenhum comentário: