Powered By Blogger

domingo, 30 de dezembro de 2012

POMBOS ENVENENADOS EM CAXIAS DO SUL, RS

Aves mortas19/12/2012 | 08h52Atualizada em 19/12/2012 | 13h45
Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, amanhece repleta de pombos mortos 
Aves começaram a morrer depois de comer uma espécie de farelo amarelo que foi espalhado pela praça

Aves teriam começado a agonizar depois de comer uma espécie de farelo amarelo Foto: André Fiedler/ Pioneiro

Os pedestres que passaram pela Praça Dante Alighieri, no centro de Caxias do Sul, no início da manhã desta quarta-feira se depararam com uma cena inusitada: havia muitos pombos mortos no local.

A suspeita é de que eles tenham morrido após comer uma espécie de farelo amarelo que foi largado em grandes quantidades em diversos pontos da praça. Conforme um guarda municipal que fazia ronda desde as 6h, os animais começaram a morrer por volta das 6h40min.

Por volta das 8h30min, o jardineiro da praça, Flori Reis, 54 anos, havia recolhido pelo menos 42 pássaros mortos. Muitos ainda estão agonizando.

— Quando cheguei já tinham várias mortas. E elas continuam morrendo — disse.

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente já recolheu alguns pombos e um pouco do farelo para fazer análise.

O secretário do meio ambiente, Nestor Pistorello, afirmou que será feita uma análise dos pombos e da ração com urgência, para apurar o que aconteceu.
— Primeiro vamos verificar a origem, depois veremos como proceder. É um crime ambiental, um dano a uma ave que não se admite — afirma.

_____________________________________


Aves mortas19/12/2012 | 17h37
Secretário não pretende pedir imagens das câmeras antes de saber a causa da morte das pombas em Caxias Diversas aves que ficam na Praça Dante Alighieri agonizaram e morreram na manhã desta quarta-feira

Aves morreram após comer uma substância amarela que estava no chão Foto: Roni Rigon
 O secretário do Meio Ambiente, Nestor Pistorello, não pretende solicitar as imagens da câmera de segurança da Praça Dante Alighieri antes de conhecer a causa da mortandade das pombas, ocorrida na manhã desta quarta-feira.

— Primeiro vamos verificar a origem, depois veremos como proceder. É um crime ambiental, um dano a uma ave que não se admite — afirma Pistorello.

O Ciosp não conseguiu identificar nenhuma imagem que registrasse distribuição de quirela na praça. A informação é extraoficial, já que até a tarde desta quarta-feira ninguém havia solicitado formalmente a checagem das imagens. Duas câmeras estão instaladas na praça, mas apenas uma funciona, na esquina das ruas Dr. Montaury e Júlio de Castilhos.

Fonte: PIONEIRO

Nenhum comentário: