Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS : OFICINA DE BIOCONSTRUÇÃO - DEBATE SOBRE AS APPs

Serão 3 dias de muito aprendizado, fortalecendo a etica da Permacultura, com enfase em Bioconstrução no Sítio Amoreza, Morro Redondo – RS.
Card_Facebook.jpg
SMMA reabre debate sobre as APPs
Posted: 28 Feb 2013 05:27 AM PST

O Projeto Orla (Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima) é “uma ação conjunta entre o Ministério do Meio Ambiente, por intermédio de sua Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no âmbito da sua Secretaria do Patrimônio da União (SPU/MP). Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando as políticas ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade. Os seus objetivos estão baseados nas seguintes diretrizes:
- Fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla, aperfeiçoando o arcabouço normativo para o ordenamento de uso e ocupação desse espaço;
- Desenvolvimento de mecanismos de participação e controle social para sua gestão integrada;
- Valorização de ações inovadoras de gestão voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços litorâneos.”
O Projeto Orla faz parte da estratégia da Politica Nacional de Gerenciamento Costeiro. No RS, além de Rio Grande o Projeto Orla teve início também em Arroio do Sal, Torres, Capão da Canoa.
Contudo, o governo municipal rio-grandino comprometeu a continuidade do Projeto Orla, uma vez que deixou de tomar as medidas legais e administrativas necessárias para que o mesmo se desenvolvesse adequadamente. Um exemplo é a ainda carência de uma devida articulação com espaços de democracia ambiental já constituídos e consolidados, como o Conselho de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). Assim, apesar de muito importante e indispensável a retomada, pelo governo que se inicia, o debate sobre os usos e diminuição dos impactos ambientais e naturais nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), ainda reclama o necessário envolvimento do COMDEMA, para que o mesmo possa cumprir seu papel, já que toda a política ambiental deve dele emanar, pois é “órgão colegiado, de função deliberativa, normativa e fiscalizadora, instância superior do Sistema Municipal de Política Ambiental, integrante do Sistema Nacional do Meio Ambiente”, conforme estabelece a lei vigente.
Além da Audiência Pública da Orla, hoje também é dia de reunião ordinária mensal da Agenda 21: às 18:00 hs, com término previsto para as 19:30hs, no Auditório Nely Alt da Rocha da Subseção Local da OAB/RS, na Av. Silva Paes nº 266/202, Centro.


A cidade avança nas APPs. Saco da Mangueira, Rio Grande/RS. Foto: Soler/CEA

Nenhum comentário: