Powered By Blogger

quarta-feira, 20 de março de 2013

Em missa, Papa pede respeito por todas as criaturas de Deus


Cerimônia que inaugura pontificado de Francisco ocorre na basílica de São Pedro


Papa Francisco celebra missa que dá início ao pontificado<br /><b>Crédito: </b> Filippo Monteforte / AFP / CP
Papa Francisco celebra missa que dá início ao pontificado
Crédito: Filippo Monteforte / AFP / CP
Papa Francisco celebra missa que dá início ao pontificado
Crédito: Filippo Monteforte / AFP / CP
O Papa Francisco pediu nesta terça-feira, durante sua homilia na missa de inauguração de seu pontificado na Praça de São Pedro, em Roma, o "respeito por todas as criaturas de Deus e pelo entorno no qual vivemos". A cerimônia acontece na basílica de São Pedro e é acompanhada por milhares de fiéis.

Em um pedido pela defesa do meio ambiente, o novo pontífice explicou que "a vocação de proteger não diz respeito apenas aos cristão, mas tem uma dimensão que antecede e que é simplesmente humana, e corresponde a todos. É proteger toda a criação, a beleza da criação, como afirma o livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: é ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo entorno no qual vivemos", disse diante da multidão reunida para a histórica cerimônia.

A cerimônia começou às 9h42min (5h42min horário de Brasília). Francisco recebeu o anel de Pescador e o pálio, principais símbolos papais. O cardeal protodiácono, o francês Jean-Louis Tauran, foi o responsável por colocar sobre os ombros do novo Papa a longa estola de lã branca com cruzes vermelhas, que pertenceu ao antecessor Joseph Ratzinger, o Bento XVI, até sua renúncia no mês passado.

Em segunda, o decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano, colocou o anel do Pescador no dedo anular da mão direita do novo pontífice. Francisco, que em menos de uma semana conquistou os fiéis com sua simplicidade e espontaneidade, escolheu um anel de prata, e não de ouro.

Do lado de fora, milhares de pessoas acompanham a homilia através de telões, entre fiéis e autoridades – 132 delegações de diversos países confirmaram presença. Mais cedo, o pontífice passeou no Papamóvel e saudou os fiéis que estavam na Praça São Pedro.


Nenhum comentário: