Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de maio de 2013


Boletim de atualização do Portal EcoDebate banner

Boletim de atualização do Portal EcoDebate

Índice da edição nº 1.845, de 29/05/2013



http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2F212.gif

A grande contradição do capitalismo: capital antrópico versus capital natural, artigo de José Eustáquio Diniz Alves

A grande contradição do capitalismo: capital antrópico versus capital natural, artigo de José Eustáquio Diniz Alves " Mother Earth has given her lifeblood to us, but like the vampires we are, our thirst remains unsated" A Mãe Terra tem nos dado o seu sangue vital, mas como vampiros que somos, a nossa sede continua insaciada) - William Astore, 25/05/2013 [EcoDebate ] O capitalismo foi o sistema de produção histórico que mais gerou riqueza material em todos os tempos.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fimages.imagensdeposito.com%2Ffotos%2Fm%2Fminhoca_na_areia-2380.jpg

A minhoca é o mocinho e a formiga o bandido? artigo de Efraim Rodrigues

A minhoca é o mocinho e a formiga o bandido? artigo de Efraim Rodrigues Foto: imagensdeposito.com [EcoDebate] A minhoca goza de maravilhosa reputação entre os amantes da natureza. Suas galerias arejam o solo e abrem caminho para infiltração de água, seus resíduos fertilizam o solo, se você ver minhocas em um solo, ele é fértil !
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fbelomonte.jpg

Usinas Hidrelétricas na Amazônia

Usinas Hidrelétricas na Amazônia Custo da Usina de Belo Monte já ultrapassou os R$30 bilhões Em pleno debate sobre os impactos da construção da usina no Rio Xingu, a grande questão é: as hidrelétricas são necessárias na geração de energia no país? Em sete estados amazônicos estão em operação 260 usinas termelétricas, responsáveis pelo abastecimento energético da região.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Faquec4.JPG

Cientistas avaliam iniciativas globais para adaptação às mudanças climáticas

Cientistas avaliam iniciativas globais para adaptação às mudanças climáticas Pela primeira vez, os 18 cientistas que integram o comitê do Programa Mundial de Pesquisa Climática, WCRP na sigla em inglês, estão reunidos no Brasil para avaliar as iniciativas globais para mitigação e adaptação às mudanças do clima.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Flixao3.jpg

Estudo revela que 24 milhões de toneladas de lixo (37,5%) tiveram destino inadequado em 2012

Estudo revela que 24 milhões de toneladas de lixo (37,5%) tiveram destino inadequado em 2012 Em 2012, foram enviados para destinos inadequados 24 milhões de toneladas de lixo (37,5%), segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgado ontem (28).
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fesgoto7.jpg

Descarte do lixo e do esgoto na água são ameaças sem solução ao mangue de Santos

Descarte do lixo e do esgoto na água são ameaças sem solução ao mangue de Santos O pescador David Dias Filho, o seu "marroco", já teve chances de morar longe das palafitas, mas voltou: "A vida à beira do mangue é mais tranquila" Foto de arquivo A cidade que tem o maior porto da América Latina, a sede do pré-sal e vive um boom imobiliário de luxo, abriga também o que já foi chamado do maior complexo de favelas sobre palafitas do Brasil.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.sousampaio.com%2FPortals%2F0%2Fct_ft_02.jpg

MPF move ação para assegurar proteção de manguezais da Baía da Guanabara

MPF move ação para assegurar proteção de manguezais da Baía da Guanabara Foto: SouSampaio Ecossistema vem sendo ameaçado por ocupação irregular em São Gonçalo O Ministério Público Federal (MPF) moveu ação civil pública contra o município de São Gonçalo (RJ) e a União por se omitirem na fiscalização das ocupações irregulares em regiões limítrofes aos manguezais da Baía de Guanabara, áreas de preservação permanente (APP).
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Ffloresta3.jpg

RJ: Reservas particulares estaduais protegem 6 mil hectares de Mata Atlântica

RJ: Reservas particulares estaduais protegem 6 mil hectares de Mata Atlântica O Estado do Rio ganhou nesta segunda-feira (27/05), Dia da Mata Atlântica, mais 16 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) estaduais, que totalizam mais 4,5 mil hectares de proteção integral em áreas particulares.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.usp.br%2Fagen%2Fwp-content%2Fuploads%2FBol3469d.jpg

Tecnologia eletroquímica de oxidação pode tratar águas contaminadas com ftalatos

Tecnologia eletroquímica de oxidação pode tratar águas contaminadas com ftalatos Tecnologia eletroquímica de oxidação poderá ser utilizada no tratamento de efluentes industriais No Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, a química Fernanda de Lourdes Souza desenvolveu um projeto de doutorado sobre um método de degradação de dimetil ftalato utilizando tecnologias eletroquímicas.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.cimi.org.br%2Fpub%2FDF%2Fchargeorcamento.jpg

Produtores rurais ‘pedem’ suspensão de demarcação de terras indígenas e ameaçam ‘parar o país’

Produtores rurais 'pedem' suspensão de demarcação de terras indígenas e ameaçam 'parar o país' Produtores rurais de Mato Grosso do Sul se reuniram ontem (28) com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para pedir a suspensão da demarcação de terras indígenas no estado até que os processos sejam submetidos a pareceres da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fnoticia.jpg

Índios que ocupam Belo Monte dizem estar cansados de esperar governo para negociar

Índios que ocupam Belo Monte dizem estar cansados de esperar governo para negociar Em uma carta divulgada no site do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e atribuída à lideranças indígenas munduruku, xipaya, kayapó, arara e tupinambá, o grupo que, desde a madrugada de 27/5, ocupa um dos canteiros de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, diz estar cansado de "esperar e chamar" representantes do governo federal para negociar.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fnuclear8.jpg

Situação da energia nuclear pós Rio+20, por Heitor Scalambrini Costa

Situação da energia nuclear pós Rio+20, por Heitor Scalambrini Costa Depoimento do Prof. Heitor Scalambrini Costa da Universidade Federal de Pernambuco na Audiência Pública, ocorrida no dia 22 de maio promovida pela Comissão de meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados. Os outros expositores foram: Sra.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.dw.de%2Fimage%2F0%2C%2C16599626_303%2C00.jpg

Alemanha quer 1 milhão de carros elétricos até 2020, mas enfrenta entraves

Alemanha quer 1 milhão de carros elétricos até 2020, mas enfrenta entraves Resistência de montadoras e consumidores, altos custos e falta de infraestrutura para recarga de automóveis ameaçam meta alemã de popularizar automóveis elétricos, que governo Angela Merkel garante que será cumprida. Dos 43 milhões de carros que circulam hoje na Alemanha, apenas 7 mil são elétricos.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fwww.ecodebate.com.br%2Ffoto%2Fcarne03.JPG

Na cidade de São Paulo, mais da metade da população consome carne de forma excessiva

Na cidade de São Paulo, mais da metade da população consome carne de forma excessiva Paulistanos apresentam consumo excessivo de carnes - Estudo destaca os danos que podem ser causados por consumo excessivo de carne Na cidade de São Paulo, mais da metade da população consome carne de forma excessiva.
FacebookTwitterGoogle+Linked-In


http%3A%2F%2Fjudicializacaodavida.files.wordpress.com%2F2011%2F05%2Fdependence-on-prescription-drugs1.jpg%3Fw%3D300%26h%3D300

Mais medicalização, menos autonomia. Entrevista com Charles Dalcanale Tesser

Mais medicalização, menos autonomia. Entrevista com Charles Dalcanale Tesser Não dá para dizer que os profissionais de saúde sejam os principais atores ou molas propulsoras da medicalização, mas de qualquer forma tendem a ter uma ação pró-medicalização, constata o médico e professor da UFSC.

Nenhum comentário: