n87 Ecotorcedor arrecada mais de 1 tonelada de resíduos recicláveis no paulistão 2013Mogi Mirim foi o município com os melhores resultados, seguido de Itu, Sorocaba, Lins e Ribeirão Preto.
Entre os meses de janeiro e maio o Programa Ecotorcedor – realizado pela Manager Esportes, Netcommerce e WIdeias com apoio institucional da Federação Paulista de Futebol e patrocínio da Tetra Pak – percorreu as 17 cidades-sedes do Campeonato Paulista Série A1 2013 envolvendo os torcedores em diversas ações ligadas à sustentabilidade e cidadania. Neste período, mais de 1 tonelada de resíduos recicláveis foram coletados nos ecopontos instalados nos estádios.
Com o apoio das prefeituras locais, foram plantadas 16.260 mudas para a formação de bosques urbanos e houve a arrecadação de 12.220 itens em roupas e brinquedos, 3 toneladas de alimentos não perecíveis e 35 mil itens de higiene e limpeza para distribuição a entidades de assistência social. O município de Mogi Mirim foi o que apresentou os melhores resultados, cumprindo todas as ações propostas pelo programa. O prefeito Luís Gustavo Antunes Stupp será homenageado com o troféu “Prefeito Sustentável”. Itu, Sorocaba, Lins e Ribeirão Preto ocupam, respectivamente, o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares no ranking.
Entre os torcedores, que formaram uma rede de mais de 130 mil pessoas na fan page do Ecotorcedor no Facebook e acumularam pontos ao participar das ações, a disputa por prêmios como tablets, notebooks, bicicletas, smartphones, vídeo games e vagas para jogar em um estádio oficial durante o torneio comemorativo Ecopa – que será realizado em junho – teve 128 ganhadores. A torcida do S.C. Corinthians foi a mais participativa e o clube também será homenageado, por meio de seu presidente Mário Gobbi, com o troféu “Torcida Sustável”.
“Os resultados superaram nossas expectativas, tanto pela participação ativa dos torcedores quanto pelo engajamento das prefeituras, secretarias de Esportes e Meio Ambiente. Ficou provado que o futebol pode e deve cumprir um importante papel como formador de opinião para a sustentabilidade, incentivando atitudes que reflitam a nova base da consciência cidadã. Devemos, portanto, fazer disso uma prática contínua, especialmente nos preparando para os grandes eventos esportivos que podem fazer do Brasil um grande exemplo para o mundo”, afirma Lívio Giosa, diretor executivo do Programa Ecotorcedor.
A tabela completa com dados sobre a participação e pontuação dos torcedores, clubes e prefeituras está disponível no site www.ecotorcedor.com.br e na a fan page www.facebook.com/Ecotorcedor .