Meio ambiente e sustentabilidade são assuntos sempre presentes nas aulas da Escola Estadual Germano Pedro de Souza, no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce. O projeto ‘Preservar o meio ambiente só depende de você’ é desenvolvido pela escola há mais de 10 anos e, a partir dele, os estudantes se envolvem em diversas ações relacionadas ao tema ao longo de todo o ano letivo.
“Enquanto instituição de ensino é nosso papel sensibilizar nossos alunos. Nós os ensinamos a cuidar do espaço onde estão e da sala de aula. O trabalho de conscientização é longo, e devemos começar assim”, afirma a vice-diretora da escola, Maria Geralda Ataíde da Silva. Para alcançar esse objetivo, a escola desenvolve o projeto, que tem atividades em sala e em campo, e participa de iniciativas da prefeitura municipal e de empresas.
projeto1 Mais de uma década de conscientização ambiental
Trabalhos em campo com os alunos da escola fazem parte das ações do projeto. Foto: Arquivo da escola

No começo do ano letivo, é definido um professor que atuará como orientador para cada uma das turmas. Apesar de ser um professor para cada sala, os alunos têm atividades em todas as disciplinas: produção de textos, desenhos e cartazes, criação de informativos e jornais, fotografias, relatos, debates ou uma horta. Em sala ou fora dela, os estudantes dedicam boa parte de seu tempo para serem conscientizados e conscientizarem os colegas sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Os trabalhos são expostos na escola.
Érica Mercês de Oliveira está cursando o último ano do ensino médio na escola, onde estuda desde o 1º ano do ensino fundamental. Desde que entrou lá, participa de diversas atividades relacionadas ao tema. Hoje, sua missão na escola, junto com os outros estudantes do mesmo ano, é passar para os colegas o que a escola faz.
germanopedro3 Mais de uma década de conscientização ambiental
Há mais de 10 anos a escola desenvolve ações para conscientizar seus alunos, dos anos iniciais do ensino fundamental ao fim do ensino médio. Foto: Arquivo da escola

A jovem, que cresceu fazendo trabalhos relacionados ao meio ambiente, acredita que é mais consciente com ele e sabe mais sobre o assunto do que amigos que estudaram em outras escolas. “Esse projeto é muito importante. A criança já cresce com sabendo que tem que cuidar do meio ambiente. Faço curso de edificações e, quando entro em uma construção, já sei o que pode degradar o meio ambiente e porque é importante ser ecológica”, afirma.
A escola ainda cria parcerias para fortalecer e aprimorar seu trabalho. Saiba mais aqui.
* Publicado originalmente no Blog Educação
(Blog Educação)