carros Barcelona planeja cortar 30% da circulação de carros em cinco anos
A cidade de Barcelona, na Espanha, está desenvolvendo um plano de mobilidade urbana (PMU) que nada tem de modesto: nos próximos cinco anos, o município pretende reduzir sua circulação de veículos em 30%, criando ou estimulando medidas para incentivar o maior uso do transporte público, de bicicletas e do transporte a pé.
Um dos motivos da adoção da medida é que, no último ano, 70% da poluição da cidade deveu-se ao tráfego, fazendo com que o município recebesse uma multa avaliada em meio milhão de euros, a ser paga à Comissão Europeia por não cumprir a norma de qualidade do ar.
Para desenvolver o PMU, a cidade se baseou em dados de 2011 sobre a mobilidade urbana: naquele ano, 26,7% da movimentação ocorrida na cidade se realizava em automóveis, 31,9%, a pé, 39,9%, por transporte público, e 1,5%, em bicicleta.
O objetivo é reduzir o índice das viagens de carro em 30%, ou seja, fazer com que 18,6% do transporte seja feito por veículos individuais. Já os trajetos a pé devem aumentar para 35,4%, por transporte público, para 43%, e em bicicleta, para 3%.
Para isso, o Pacto pela Mobilidade, que deve desenvolver o plano, deve adotar medidas específicas para cada tipo de transporte: no caso do carro, por exemplo, a meta é estimular o uso compartilhado através de car sharing (usuários que usam o mesmo veiculo, porém em horários diferentes) e/ou car pooling (automóveis compartilhados por várias pessoas ao mesmo tempo).
Em relação ao transporte público, o plano visa consolidar a rede de ônibus TMB instalada recentemente na cidade, além de criar um cartão de ônibus que ajuste o preço da passagem ao quanto se use, ou seja, quanto mais se andar de ônibus, mais barata é a passagem. O PMU também quer criar vias exclusivas para ônibus, a fim de melhorar a mobilidade do transporte público.
Já para os pedestres, o plano tem como objetivo ampliar calçadas para valorizar o trajeto. Outra meta é melhorar a situação de pontos de passagem onde não haja segurança e criar uma rede de itinerários para caminhadas.
Por fim, o PMU pretende melhorar a rede de ciclovias para bicicletas, principalmente nas zonas de tráfego lento e onde ocorrem mais acidentes. O plano também sugere aumentar a área de estacionamento de bicicletas, adequar o transporte público a elas e melhorar o sistema público de bicicletas da cidade.
* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.
(CarbonoBrasil)