jardim1 Jardim vertical em fachada de hotel em Londres filtra poluição e absorve água da chuva
Jardim vertical apresenta benefícios ambientais significativos. Fotos: Divulgação

Da fachada do hotel Rubens at the Palace, entre a rota turística da estação Victoria até a residência Real, o Palácio de Buckingham, em Londres (Inglaterra), brotou há poucos dias uma mega parede viva de 21 metros de altura, composta por mais de 20 espécies de plantas sazonais, incluindo açafrão, morangos, lavanda e gerânios de inverno. Toda seleção visa garantir que a parede “floresça” durante o ano todo, informou na quarta-feira, 28 de agosto, a Exame.com.
Carinhosamente apelidado de “Os pulmões verdes de Victoria”, o jardim vertical apresenta benefícios ambientais significativos. Além de dar um toque verde e vibrante para a cidade, ele ajuda a melhorar a qualidade do ar para aqueles que trabalham e passam pela área e, de quebra, atrai um pouco da fauna perdida dos centros urbanos, como abelhas, borboletas e pássaros.
parede2 ecod Jardim vertical em fachada de hotel em Londres filtra poluição e absorve água da chuva
De acordo com o designer responsável, Gary Grant, da Green Roof Consultancy, a estrutura também pode contribuir para reduzir o risco de inundações, hoje um desafio para a região, devido à baixa absorção das superfícies urbanas. A ideia é que a estrutura cresça e evolua como um organismo vivo, adquirindo, assim, um formato mais tridimensional.
Hidropônica, a parede é cuidadosamente monitorizada para assegurar que cada parte receba a quantidade certa de água.
* Publicado originalmente no site EcoD. 
(EcoD)