n46 Primeiro museu oceanográfico do Norte e Nordeste reúne 33.300 amostras de espécies marinhas
O projeto também é classificado como a terceira coleção mais importante de crustáceos da América Latina. Foto: Moema França

Ao todo 33.300 amostras de espécies marinhas compõem o Museu de Oceanografia Professor Petrônio Alves Coelho – o primeiro do Norte e Nordeste, localizado em Recife. O projeto, que também é classificado como a terceira coleção mais importante de crustáceos da América Latina, foi idealizado pela pesquisadora Sigrid Leitão, atual coordenadora do espaço.
Inaugurado dia 23 de outubro de 2012, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o museu reúne espécies como plânctons, moluscos, esponjas, estrelas do mar e ouriços coletados e armazenados ao longo de 60 anos. “A ideia do museu surgiu quando eu comecei a observar que tínhamos muito material de várias origens que estava armazenado de forma inadequada no departamente de oceanografia”, explicou Sigrid.
O local, financiado pela Petrobras (investimento de, aproximadamente, um milhão e meio de reais), é visto pelo vice-reitor da instituição, Silvio Marques, como uma oportunidade de conhecimento para a sociedade. “Representa a aquisição de um equipamento de alto nível, com espécies que variam de 15 mil [unidades], por exemplo, na área dos crustáceos, 1.500 em peixes, três mil em moluscos, que não existem em outros museus”, frisou.
O museu de Recife é o quarto do gênero no país, os outros são localizados em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. O espaço é aberto para visitação, porém, é necessário agendar a visita por meio do telefone (81) 2126-8225. Segundo a agência de notícias da universidade, embora aberto ao público, o foco do espaço são instituições de ensino de todos os níveis, do fundamental ao superior.
* Publicado originalmente no site EcoD.
(EcoD)